“Quero levar o meu canto amigo
A qualquer amigo que precisar” (Eu quero apenas, Roberto Carlos)
Você tem 10 amigos. Tem?! Eu me peguei a pensar, a me questionar também. É gozado como simples perguntas, corriqueiras, cotidianas nos levam a coisas maiores e incrivelmente relevantes. No vídeo divulgado pelo Movimento Gota D’Água, no qual diversas personalidades artísticas nos fazem vários questionamentos e considerações que já ouvimos a esmo de alguns amigos. “O que que eu tenho haver com isso?“. Ou “Eu pago meus impostos!“. “Você já foi à Amazônia?” E também: “Deus me livre ficar sem energia!” Este vídeo de 5 (cinco) minutos faz isso com a gente. Questionar. O vídeo a que me refiro foi postado também no Diário do Verde no artigo postado por nosso companheiro Vitor Vasadei (Movimento Gota D’Água, Diário do Verde, 20/11/11). E lá se vai 1 (um) ano.
Volto a postar outro vídeo do movimento talvez com aquela sensação de “se arrepender de alguma coisa que você não fez“. Mas fazendo agora.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=8v1ECHwniMY]
O Movimento “colheu imagens e depoimentos das vítimas da ilegalidade na construção da hidrelétrica de Belo Monte: o rio e os moradores da região“. Trata-se de “nosso agradecimento por permanecerem nesta luta, desproporcional, em defesa do nosso rio, do rio símbolo da sociobiodiversidade da Amazônia“.
No primeiro vídeo os atores perguntam se você tem 10 (dez) amigos para compartilhar a ideia. No caso nós queríamos 1 (um) milhão de amigos.