Os cientistas da Washington State University combinaram a energia alternativa do sol e do vento – energia eólica-solar. Esta combinação pode proporcionar uma enorme quantidade de energia alternativa que poderia satisfazer grande parte da necessidade humana. O satélite que está posicionado no espaço sideral captura elétrons e transforma em energia solar-eólica. A tecnologia do futuro tem grandes expectativas em relação a quantidade de energia que pode fornecer, através do poder do vento solar.
O vento solar não age como o vento da Terra, e o satélite não iria gerar eletricidade como um moinho de vento. Ao invés de girar fisicamente, uma lâmina é ligada a uma turbina, o satélite usaria um fio de cobre para capturar elétrons que estão longe do sol. Segundo os cientistas, a energia gerada seria suficiente para abastecer mil casas.
O problema principal desta abordagem é que ao longo dos milhões de quilômetros entre o satélite e a Terra, os feixes de laser podem se espalhar e perder muito de sua energia original.
Greg Howes, um cientista da Universidade de Iowa, concorda que “existe energia certamente lá, no vento solar, e que para gerar, uma quantidade significativa de energia de vento solar exigiria um satélite muito grande, mas as limitações são um grande problema.”
Usando a energia solar (ou qualquer outra forma de energia renovável) será evitada a absorção de dióxido de carbono, óxido de nitrogênio, partículas de fuligem e poeira que são indutores de muitos problemas de saúde.
Fontes: The Green Power Plan e Discovery News.