Quem teve a oportunidade de acompanhar o Diário do Verde no ano anterior, conheceu o projeto Danoninho para Plantar, ação ecológica da Danone Brasil com o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ). No início de Janeiro deste ano, vocês leitores adentraram nos bastidores da iniciativa, em uma cobertura especial onde eu estive presente em nome do Diário do Verde, na cidade de Nazaré Paulista, interior de São Paulo. É com muito prazer e satisfação que escrevo este artigo, cerca de 4 meses depois, trazendo ainda mais informações exclusivas! Gostaria de agradecer imensamente, mais uma vez, o Alberto Madjer, responsável pelo contato inicial e envio do kit especial para o blog que falarei a seguir, e deixar aqui meu muito obrigado ao Hamilton Paixão, (novo atendente que está substituindo a partir deste ano o Alberto na Assessoria de Comunicação da Danoninho), que enviou a mim um vídeo sobre a campanha (o qual citei alguns dados no começo de 2011) e a logomarca oficial, exposta na parte superior deste artigo.
Vou comentar primeiro sobre o vídeo. Ele divulga os resultados do Danoninho para Plantar e apresenta de um modo geral, detalhes sobre a nova fase, em 3 minutos de duração:
[flashvideo file=http://www.diariodoverde.com/wp-content/uploads/2011/05/Danoninho-para-Plantar-Video.flv /]
A edição 2011 do projeto tem um grande diferencial: sua extensão. Não será restrita ao Brasil. Será propagada internacionalmente, promovendo um alcance ainda maior das crianças (jovens e adultos também) com o meio ambiente. O kit em questão que recebi constitui-se no conteúdo abaixo, veja a galeria do Flickr – preste atenção nas legendas e descrições:
De tudo, o que mais me chamou atenção foi a Cartilha Ecológica, que expõe de forma sucinta informações e instruções muito interessantes e de fácil aprendizado, direcionadas ao público infantil. Um excelente conteúdo educacional. Compartilho alguns pontos que considero interessantes:
Dicas Ecológicas
do que você pode fazer aí mesmo onde você se encontra e que ajudarão a proteger as florestas, a biodiversidade e o ambiente em que vivemos!
Pratique-as!!!
1. Ajude a manter limpo o ambiente onde vive como sua escola, sua casa, seu bairro e sua cidade. Jogue lixo em locais adequados e valorize os espaços públicos que existem em sua cidade como praças, igrejas, casarões etc. Seja uma pessoa consciente do ambiente em que vive em sua comunidade!!!
2. Incentive sua família e seus amigos a plantar árvores para sombrear, atrair pássaros e ajudar a natureza na proteção do solo e da água;
3. Não compre nem tenha em casa animais que vieram de áreas naturais protegidas ou das florestas de sua cidade. O lugar dos animais silvestres é na floresta! É lá que eles são felizes e desempenham papéis importantes na natureza!
4. Economize água e energia elétrica fechando torneiras ao escovar os dentes, tomando banhos mais rápidos, mudando a posição do chuveiro para verão, usando a capacidade máxima da máquina de lavar roupas e consertando vazamentos e equipamentos com defeitos como torneiras, borrachas das portas de geladeiras e caixas de descargas em nossas casas.
5. Preserve as matas ciliares, proteja as florestas de sua cidade e respeite a natureza!!!
Florestas e a Biodiversidade brasileira (hoje é o Dia da Biodiversidade =)
A preocupação com as questões ambientais tem mobilizado a sociedade de forma crescente e hoje, a proteção e a conservação do meio ambiente são questões que se tornam mais presentes e necessárias em nossas vidas.
O Brasil é um país que, por possuir uma variedade muito grande de diferenças climáticas entre suas regiões, possui uma das mais ricas biodiversidades do mundo, ou seja, uma diversidade de plantas, animais, microorganismos e ambientes de riqueza única de todo o planeta Terra.
Toda essa biodiversidade se encontra em diferentes tipos de florestas distribuídas em regiões específicas por todo o território brasileiro denominados biomas, ou seja, regiões com diferenças ecológicas distintas conhecidas como Amazônia, onde se encontra a maior floresta tropical úmida de área contínua do mundo, o Pantanal, que é uma das maiores áreas alagadas contínuas do planeta, o Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro, onde estão as savanas e os bosques, a Caatinga, único bioma exclusivo do Brasil, que possui longa estação seca onde estão as florestas semi-áridas adaptadas a volume de água limitado, os Pampas, único bioma restrito exclusivamente ao Estado do Rio Grande do Sul e que no inverno apresenta temperaturas negativas, a Zona Costeira e Marinha, uma das maiores faixas costeiras do mundo, indo de norte a sul de nosso Brasil e que possui águas frias nas costas sul e sudeste e águas quentes nas costas nordeste e norte e no bioma Mata Atlântica, onde vivem mais de 120 milhões de pessoas, considerada como um dos biomas com uma das maiores diversidades de espécies endêmicas, ou seja únicas destas florestas em todo o planeta. A existência desta biodiversidade nos ajuda na medida em que atua como reguladora do clima e da disponibilidade de água, da conservação do solo e da própria riqueza natural.
Em 2010, os resultados foram muito bons. Nazaré Paulista, localidade estratégica na Mata Atlântica, contará nos próximos 25 anos (em média), com uma madura área florestal! Como consumidor e investigador, repasso e indico o projeto a todos aqueles que frequentam o Diário do Verde. A campanha de 2011 já está no ar, repaginada na internet, não deixe de visitar o site (e plantar por lá), está bem legal:
Para encerrar, saiba como plantar no potinho de danoninho, em sua casa – de modo fácil e divertido:
1. Lave o pote vazio.
2. Coloque algodão e um pouco de água.
3. Coloque as sementes sobre o algodão.
4. Os brotinhos nascem em até 5 dias! Adicione água diariamente.
5. Transfira a plantinha para a terra e continue cuidando dela.