A tecnologia hoje pode ser considerada como um método de inovação. Mas uma inovação não necessita ser inédita para o mundo todo, ela pode ser inédita para uma cidade ou para uma família, por exemplo. Ou seja, você pode incorporar tecnologia a sua casa de maneira muito simples.
As Construções Ecológicas são muito conhecidas no mundo tecnológico, mas não existem muitas casas ou prédios ecológicos, por quê? Porque o custo para a construção de uma casa do tipo ainda é muito grande.
Mas tenho uma notícia: É muito simples adicionar tecnologias em sua casa que diminuirão o consumo de energia e ainda farão bem ao meio ambiente.
Neste post vou citar duas opções que devem ser muito conhecidas:
A claraboia: A claraboia é uma abertura nas edificações por onde a luz natural poderá entrar pelo teto. É muito utilizada em banheiros ou áreas de luz em casas localizadas nos centros, onde não há muito espaço com luz natural.
Durante o dia a claraboia clareia o interior do cômodo, não sendo necessário portanto, a utilização da lâmpada elétrica. Basicamente, é necessário que seja feito um corte no forro do cômodo e a implantação de uma telha transparente para que haja a passagem de luz. É uma solução prática e de baixo custo.
Captação de Energia Solar: Essa todos sabem. O que alguns não sabem é que a implantação de placas solares não é tão cara.
Algumas empresas fazem a implantação da tecnologia para, por exemplo, aquecer a água do chuveiro (que é um dos aparelhos elétricos que mais consomem energia) por um preço bem acessível.
A grande vantagem é a diminuição significativa no consumo de energia da residência e a conservação do meio-ambiente.
Bem, por hoje é só.