Bem, essa semana vou falar rapidamente sobre um evento que ocorreu em minha cidade: Sorocaba – SP.
Uma fábrica da empresa Toyota está sendo implantada no parque tecnológico da cidade, o que é muito bom para a economia local pois gerará muitos empregos diretos e indiretos. Mas uma face da chegada da empresa na cidade eu não conhecia: A consciência ambiental.
Pois é, a Toyota planeja criar um “Cinturão Verde” em torno da nova fábrica, assim como já fora implementado nas fábricas do Japão, Índia e Tailândia.
A iniciativa é do Projeto Morizukuri, que significa “fazer floresta”. A primeira fase em Sorocaba ocorreu no dia 16/10/11 e, mesmo sob forte chuva da manhã de domingo, foram plantadas 80 mil árvores, estas de cerca de 80 espécies nativas da região. O plantio foi realizado por funcionários da fábrica de Sorocaba e outras da região, como por exemplo, a fábrica do ABC paulista, além de empresários e funcionários de empresas satélite.
A técnica do plantio é um grande diferencial também, desenvolvida pelo Dr. Akira Miyawaki, professor emérito da Universidade Nacional de Yokohama e diretor do Centro Japonês para Estudos Internacionais de Ecologia, com a técnica desenvolvida pelo professor Akira uma floresta que levaria em média de 100 a 200 anos para se formar, tem seu crescimento completo formado em um período de tempo que varia entre 10 e 20 anos.
Acredito que iniciativas como esta são muito bem-vindas e espero ouvir mais notícias e repercussão positiva do ato. Quão bom não seria se toda grande fábrica, ou mesmo uma pequena empresa tivesse consciência ambiental de plantar árvores em sua fábrica pelo simples fato de ser bom ao meio ambiente?
Pois bem, é extremamente difícil acreditar nisto, mas espero ver coisas do tipo mais vezes. Fica a dica para outras empresas do setor automobilístico ou do setor de tecnologia, que é um dos setores de nossa economia que mais polui o meio ambiente.
Você pode conferir uma matéria na íntegra clicando aqui.
Vitor Casadei
Bacharelando em Ciência da Computação pela UFSCar
E-mail: vitor.casadei@gmail.com
Facebook: http://www.facebook.com/vitor.casadei
Twitter: http://www.twitter.com/vCasadei