Alternativa para o aquecimento durante a estação do inverno, lareira ecológica surpreende pelo design e baixo impacto ambiental
Poucas coisas são ao mesmo tempo tão aconchegantes e charmosas quanto as lareiras. Infelizmente, devido a falta de espaço nas casas e apartamentos; falta de praticidade no uso; manutenção e a exigência de recursos madeireiros é inviável que a maioria das pessoas mantenha uma lareira aquecendo seus lares. Diante destas dificuldades, foi lançada no mercado a lareira ecológica, uma maneira de garantir o aquecimento das casas com charme e reduzido impacto sobre o meio ambiente.
A natureza agradece, pois esta lareira não emite nenhum tipo de fumaça tóxica, não exige a queima de madeiras e não produz qualquer tipo de resíduo. A tecnologia surgiu na Finlândia e já se espalhou pelo mundo. A lareira ecológica é abastecida com álcool comum, e o fogo dura enquanto houver o combustível. Em média, 1 litro de álcool garante uma chama por duas a quatro horas. Como o fogo precisa de oxigênio, quando maior o fluxo de ar, maior as chamas e menor o tempo de duração do combustível.
As lareiras ecológicas podem ser usadas em diferentes ambientes, garantindo o aquecimento em áreas internas e externas. O calor fornecido por este tipo de lareira é mais eficiente que o de uma lareira convencional, além de não exigir nenhum tipo de exaustor, por não produzir fumaça. Prática, pode ser levada para qualquer lugar e se encaixa em qualquer ambiente, pois é extremamente fácil de montar e desmontar. Para limpar, basta passar um pano com água e detergente. O fogo queima sem exalar qualquer cheiro e seu pequeno odor é rapidamente dispersado, como uma vela.
O design das lareiras são variados, bonitos e modernos e podem ser facilmente adaptados à decoração de qualquer ambiente. Interessante a ideia, não é, querido leitor(a)? Entenda o funcionamento da lareira ecológica, assistindo o vídeo disponível a seguir:
*Agradecimento especial: Rafaela Pietra, da Plataforma Conversion, pelo envio do artigo ao Diário do Verde.