Nestes cinco anos de existência recebemos mais de meio milhão de visitas e atualmente contamos com a participação de mais de 10 mil pessoas em nossas redes-sociais.
Não há nada mais gostoso do que comemorar aniversário. Ainda mais quando há motivos de sobra pra se comemorar! Na sexta-feira o Diário do Verde completou o seu 5° ano de vida. A data representa um marco importante, pois afinal, não é nada fácil construir e manter um projeto no ar por tanto tempo. Sem nenhum planejamento, resultado da minha inquietação pessoal, em um processo contínuo o Diário do Verde ganhou espaço e se consolidou como um dos principais e maiores blogs ambientais do Brasil, chamando a atenção das pessoas para a causa verde. Quando criei o blog não fazia a menor ideia da proporção que ele viria a alcançar com o tempo. Inicialmente um hobby, hoje uma iniciativa sólida e profissional.
Datas especiais merecem artigos especiais. Acompanhe abaixo uma retrospectiva dos últimos cinco anos do Diário do Verde, onde através do formato de tópicos tento esclarecer, de maneira detalhada e objetiva, todas as causas e razões da fundação do Diário do Verde no dia 07 de fevereiro de 2009 até os dias atuais.
Como tudo começou
Pontapé inicial
Quando criança eu sempre tive interesse por questões ligadas ao meio ambiente. Isso se explica em razão de eu sempre gostar de Ciências e Geografia, as minhas matérias favoritas na escola. Ainda que nunca tivesse planos de seguir na área a tendência para isso existia, era algo presente em mim. Até que no ano de 2009, época da 15ª Conferência das Partes da ONU, em que a mídia dizia calorosamente que “era tudo ou nada”, me surgiu uma inquietação interna muito forte para fazer algo a favor do planeta. Do meu desespero em disponibilizar informação de qualidade sobre meio ambiente sem sensacionalismo surge então naturalmente o Diário do Verde*, em uma manhã de sábado dos meus 13 anos de idade, na sala do meu então curso de Informática.
*O DV surgiu a partir do blog de nome Eco Responsabilidade, local onde não publiquei um artigo sequer.
Nome “Diário do Verde”
Antes de eu começar a escrever no blog a primeira decisão que eu tive que tomar foi a decisão do seu nome. A escolha, inicialmente, era limitada à disponibilidade de domínio no Blogger. Muitos nomes interessantes já estavam sendo utilizados, então me vi obrigado a ser original a inovar de alguma maneira. Lembro que quando foi para decidir o nome eu fiz um brainstorming, anotando o máximo de nomes possíveis em um caderninho verde que se encaixavam com a ideia que tinha em mente, a fim de batizá-la. O nome que eu queria para o blog, inicialmente, era Diário da Terra. Pesquisando na internet descobri que já existia um blog com esse nome, então eu precisaria pensar em um novo nome. Eu queria um nome que agregasse a valor, transmitindo a ideia de comunicação e ao mesmo tempo que fizesse o “link” com a questão ambiental. Daí então veio a ideia de “Diário do Verde”: Diário (Notícias) + do (elo) + Verde (para representar a vida como um todo).
Os primeiros artigos
Em sua fase inicial eu publicava muito no Diário do Verde. Alguns artigos eram de minha autoria mas a grande maioria do conteúdo do blog era proveniente dos sites Ambiente Brasil e Planeta Sustentável. Eu não tinha um planejamento ou uma linha editorial bem definida no começo. Coisa que explica o fato do primeiro artigo não ser um artigo de boas-vindas, e sim um artigo de notícias do Planeta Sustentável, chamado “Passarelas adotadas“.
Crescimento e Desenvolvimento
Formação da Equipe Editorial
Ao contrário do que pode parecer, criar um blog (no sentido amplo da palavra – criar e manter) dá muito trabalho. Diariamente mais de 150 mil blogs são criados, mas apenas 5% disso – 7,5 mil – sobrevive após três meses*. Quando eu criei o Diário do Verde em 2009 eu não tinha internet em casa e dependia da minha escola e de cybercafés para mantê-lo no ar. Não era nada fácil e constantemente eu me perguntava se todo o esforço que eu fazia estava valendo a pena. Por diversas vezes eu pensei em desistir até que cheguei a conclusão de que era preciso realizar uma abertura editorial para manter o blog no ar.
Em meio ao dilema de continuar ou não eu resolvi criar o Formulário de Admissão para Novos Autores no ano de 2010, com o objetivo de encontrar pessoas interessadas que quisessem contribuir com suas ideias para a continuidade e melhoria do trabalho até então realizado. Através dele o Diário do Verde realizou a transição de blog individual para colaborativo e a equipe que escreve atualmente veio em sua totalidade através dele.
Atualmente contribuem no blog: eu, Antonio Gabriel Cerqueira Gonçalves (1001 utilidades, haha), Luiz Felipe da Cunha Chacon (Coluna Eco Insight), Rafael Morais Chiaravalloti (Coluna Café com Sustentabilidade), Sandro Henrique Rodrigues Menezes (Coluna Miradouro) e Vitor Casadei (Coluna Tecnologia Verde) e já passaram por aqui: Ana Karla da Silva Martins, Elaine Nazaré dos Santos, Luisa Crup Haddad e Pedro Ribeiro Piffer.
*Dado apontado no estudo “Estado da Blogosfera 2011″ realizado pelo Technorati, o maior serviço de pesquisa e indexação de blogs do mundo.
Política de Comentários e Opinião; Política Editorial e Política de Privacidade
Resultado do processo de amadurecimento do blog, em 2011 foram elaboradas três políticas que orientam o processo criativo interno e respaldam o blog de eventuais danos ocasionados pela falta de diretrizes claras que transmitam informações acerca dos direitos e deveres pertinentes ao Diário do Verde e seu público. A Política de Comentários veio a fim de garantir a segurança do blog, já que os proprietários de blogs são passíveis de serem responsabilizados judicialmente pelo conteúdo dos comentários dos seus leitores, de acordo com a legislação vigente. A partir da sua instituição ficou definido que comentários anônimos não seriam mais permitidos e que todo conteúdo seria moderado, isto é, avaliado previamente antes de ir ao ar. Ela diz respeito, em suam, aos deveres dos leitores perante o Diário do Verde.
A Política Editorial* surgiu com a proposta de conferir uma maior seriedade ao nosso trabalho, esclarecendo aos leitores a nossa linha de pensamento, isto é, o que acreditamos, além de definir regras para o envio de contribuições, uma vez que o blog é colaborativo. Ela delimita, basicamente, os direitos cabíveis ao nosso público leitor, além de servir como norte para o processo de publicação aqui no blog.
A Política de Privacidade, enfim, é uma política de transparência que tem por objetivo informar como e por que as informações dos leitores são coletadas pelo blog, além de definir regras para a administração de dados recebidos. Ela é um requisito essencial para a veiculação de anúncios por algumas empresas, como a Google, por exemplo.
*Além dela existe um documento interno chamado “Instruções para Novos Colaboradores”, que auxilia na publicação de artigos aqui no Diário do Verde.
Slogan
Desde o começo do blog sempre entendi que era necessário o blog ter uma frase de impacto, que transmitisse rapidamente qual é o seu serviço oferecido a sociedade. Assim, já em 2009, foi criado um slogan para o Diário do Verde: “Diário do Verde – Meio Ambiente, em 1° Lugar!”. A minha obsessão por slogan, rs, por assim dizer, chegou a se desdobrar em mais outros dois slogans, que chamo-os de secundários, a saber: “Os segredos da vida!” e “Verderize-se!”. Atualmente apenas o primeiro está em vigor.
Identidade Visual
Nos últimos cinco anos o Diário do Verde passou por modificações significativas. Os anos se passaram, e com eles, o Diário do Verde foi adquirindo novas impressões. Vamos a elas:
Imagem
2009 – Neste ano aparece o primeiro logotipo do blog. Ele foi resultado de uma montagem que eu fiz da capa da Edição 349 da Revista Época, de 16/10/2006, que levava o nome de “Pense Verde”.
2010 – O segundo logo aparece neste ano. Ele é resultado do trabalho de criação realizado pelo meu irmão Jorge Luiz Cerqueira Peixoto, que é desenhista.
2011 – Data deste ano as últimas e principais mudanças da Identidade Visual do Diário do Verde. Neste ano a logomarca e o mascote do blog são definidos. A arte também ficou sob a responsabilidade do meu irmão.
Layout
2009 – Ano da criação do Diário do Verde. Na foto: eu e o blog no ar, no seu primeiro layout.
Confira a imagem na íntegra deste layout, clicando aqui.
2010 – No segundo ano do blog houveram três modificações em seu layout. As duas primeiras mudanças foram simples, sendo que a segunda mudança ficou pouco tempo no ar, ela foi resultado da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia daquele ano. Já a terceira mudança foi bastante representativa e foi resultado da contratação de template pelo Paulo Estevão, do Códigos Blog.
2011 – No ano de 2011 ocorreu a quinta e mais importante alteração no layout do Diário do Verde. Em vez de template passamos a usar tema, o que foi decorrente da migração do Blogger para o WordPress.
Migração para o WordPress
Durante dois anos eu estive escrevendo no Blogger, plataforma que serviu de base para a criação do Diário do Verde. Devido ao crescimento do Diário do Verde eu identifiquei que seria necessário eu migrar o blog para uma plataforma melhor, que conseguisse dar suporte a todas as ideias e projetos que eu tinha em mente. Depois de muita pesquisa e os desenvolvedores do atual layout me convencerem – o Tiago e o Everton da Vinteum Desenvolvimento – decidi então transferir o blog para a plataforma WordPress, e posso dizer com toda a certeza que foi uma das melhores decisões que tomei nos últimos anos.
Mudança de Domínio
Ao decidir tornar o blog um projeto mais profissional, era indispensável eu rever a questão do domínio do blog. Assim, o Diário do Verde deixa de utilizar o domínio gratuito “diariodoverde.blogspot.com” e passa a centralizar as suas atividades no domínio próprio “diariodoverde.com”.
Pesquisa de Opinião
Visando ir ao encontro de nossos leitores e contar com a sua opinião no processo de tomada de ações o blog lançou ao longo de sua história duas pesquisas de opiniões, uma referente ao ano de 2010 e outra referente ao ano de 2011, que contribuíram de maneira extremamente positiva para a melhoria do Diário do Verde, ao identificar as suas forças e fraquezas na internet. Além das pesquisas dois meios que auxiliaram muito no desenvolvimento do Diário do Verde foram as enquetes e sorteios em geral.
Parcerias
Sem dúvida nenhuma uma das coisas vitais para o blog ser o que é hoje foram as parcerias que ele conseguiu estabelecer ao longo do tempo. Seja uma troca de banner, a participação em um evento, o contato com empresas ou personalidades da área: todas estas formas de parceria foram indispensáveis para o blog tornar-se o que é hoje. A todos aqueles que acreditaram no nosso trabalho, só tenho a agradecer! Caso queira propor algum tipo de parceria, não hesite, entre em contato conosco.
Mídia Kit
O blog evoluiu bastante ao longo do tempo. Com mais responsabilidades vieram também mais custos para o blog continuar operando no ar. Da necessidade de encontrar um meio para crescermos de maneira sustentável economicamente foi criado então o Mídia Kit do Diário do Verde, este desenvolvido para centralizar informações úteis à veiculação de anúncios* publicitários através das páginas deste blog. É possível ainda ajudar financeiramente o blog através de doações pelo meio de pagamento PagSeguro.
*Para mais informações sobre anúncios acesse a “página Anuncie“.
Percalço no caminho
2012 foi o ano em que o blog levou o seu mais duro golpe. Em razão de a empresa de hospedagem que contratamos não prestar um serviço adequado, a UOL Host, fomos forçados a paralisar a nossas atividades durante todo o primeiro semestre deste ano. Tentei por diversas vezes resolver o problema, sem obter sucesso, o que culminou na transferência do blog para a empresa de hospedagem KingHost e na abertura de processo na Justiça de São Paulo por danos morais contra a empresa supracitada, o qual ganhamos na primeira e segunda instâncias.
Projetos inovadores
Resultantes da minha inquietação e vontade de fazer mais, despontaram aqui no Diário do Verde no ano de 2011 as iniciativas VerdeCast e VerDebate, ambos projetos de entrevista com pessoas engajadas na área ambiental. O VerdeCast é o nosso podcast e durante um tempo contou com a parceria do Guilherme Augusti Negri, amigo do blog ambiental Coletivo Verde. Já o VerDebate é uma seção especial e é publicada no formato de texto e imagem. Segue os logos e respectivos slogans:
Confira as entrevistas realizadas, clicando aqui.
Confira as entrevistas realizadas no VerDebate, clicando aqui.
Iniciativas descontinuadas
Por mais difícil que possa ser é muito importante que a gente tenha coragem para dizer não aquilo que não está dando resultado, ou que já deu e não tem mais razão de existir. Quem acompanha o Diário do Verde desde os primórdios, como diria a minha amiga, rs, ou acompanha há um certo tempo, deve ter percebido que frequentemente novas iniciativas são lançadas. Da mesma forma, como resultado do nosso processo de evolução, algumas iniciativas precisaram ser encerradas, seja por se tornarem desnecessárias, por terem sido superadas por algo melhor ou por motivos alheios à nossa vontade. Segue uma lista dos serviços que já tivemos, em fase inicial ou não, e que hoje não são mais usados por nós:
– Banco do Planeta (na plataforma sustentável do Banco Bradesco foi criado um grupo a fim de levar discussões ambientais do blog para lá, não chegou a ser utilizado);
– Barra de Ferramentas (contava com diversos recursos para navegadores mais links para o Diário do Verde, era customizável);
– Blog 100% Verde (selo para blogs ambientais);
– Blog S.O.S. Meio Ambiente (“esboço” do projeto S.O.S. Meio Ambiente, não foi utilizado efetivamente)
– Boletim Informativo (informe mensal sobre as atividades e afins do Diário do Verde, era enviado exclusivamente aos seguidores do Google Friend Connect);
– Carbon Made (galeria de fotos);
– @Ecofrases (perfil no Twitter de frases e dicas ambientais. A cada 15 minutos, 24 horas por dia, um novo conteúdo era publicado neste espaço);
– @Ecorede (perfil no Twitter que tinha por finalidade ser agregador de conteúdo de blogs e sites verdes);
– Enciclopédia Wikia (“esboço” do projeto da Verdepedia, foi muito pouco utilizada);
– @EquipeDV (perfil no Twitter que tinha por objetivo aproximar o público leitor da equipe do blog, não chegou a funcionar efetivamente);
– E-mailMe Form (formulário de contato substituído pelo formulário Wufoo);
– Google Groups (espaço que tinha por objetivo aumentar a divulgação e interação do blog, na prática foi usado por curtíssimo tempo);
– Google Friend Connect (rede de seguidores do blog, era muito utilizada no Blogger, pouco no WordPress, no final das contas o projeto foi descontinuado pelo Google);
– Grou.ps (serviço criado como alternativa ao Ning, não chegou a ser efetivamente usado);
– Jornal (site criado a fim de expandir a nossa atuação na internet, o serviço foi usado por curto tempo);
– Limão (o DV possuía uma comunidade na plataforma, ela não chegou a ser utilizada);
– Livro de Visitas (espaço onde os visitantes poderiam deixar nome e um recado para o blog);
– Mecanismo de Busca do Google (criado a fim de permitir que o Diário do Verde aparecesse em destaque nas buscas de assuntos relacionados ao meio ambiente dos usuários que instalassem o mesmo);
– @MeioAmb (perfil no Twitter que poderia a vir ser eventualmente o agregador de conteúdo de blogs e sites verdes, ao invés do @Ecorede);
– Meme do Yahoo! (o blog chegou a ter o seu perfil na rede que foi pouco utilizado, o projeto foi descontinuado pelo Yahoo!)
– Mobile (aplicativo que tornava o blog mais amigável aos aparelhos celulares);
– Ning (o Diário do Verde chegou a criar um grupo no Ning mas em razão do serviço de gratuito passar a ser pago ficou inviável a nossa presença por lá);
– Orkut (por um bom período o DV contou com uma Comunidade no Orkut, devido à ascensão do Facebook e consequente desuso da rede-social a equipe decidiu em conjunto encerrar a nossa presença por lá);
– @PresidênciaBra (perfil no Twitter destinado à debates políticos, visava dar voz e valor aos eleitores e candidatos à Presidência do Brasil – Eleições 2010);
– Projetos internos mensais: Artigo de Opinião (coluna com a opinião do administrador do blog sobre algo da atualidade), Banco de Dados (mensalmente um conteúdo interessante para pesquisa era publicado), Curiosidade do Mês (uma curiosidade nova a cada mês), DV Pergunta (espaço destinado a divulgação de boas e más ações na área ambiental), Genial (seção para a divulgação de coisas interessantes da internet, tv, cinema e muito mais), O tema do mês (todo mês havia um tema e o blog trabalhava em cima dele) e X da Questão (a ideia era trabalhar em cima de pontos chave da área verde);
– ReadSpeaker (serviço que transcrevia o texto para o formato áudio, perdeu espaço no blog por se tornar um serviço pago);
– Site do Google (espaço criado a fim de promover uma maior interação com o público leitor e possibilitar ao mesmo saber em quais locais na internet o blog estava presente);
– Teste de QI Ambiental (quiz de conhecimentos gerais sobre a natureza);
– Twitcam (durante uma época o blog realizou bate-papos ao vivo através do Twitter);
– WordPress.com (blog registrado a fim de proteger a marca Diário do Verde, também não foi usado);
– VC no DV (formulário em que o leitor poderia enviar suas sugestões para o blog: materiais e etc.).
Dias atuais
Divisão de Tarefas
Eu sou uma pessoa que acredita e defende o diálogo como a melhor ferramenta para que as coisas possam ser resolvidas. Sendo assim tudo no Diário do Verde é decidido democraticamente, de acordo com o desejo, possibilidade e função individual de cada membro da equipe.
São muitas as lições de casa que um blog tem que fazer: responder e-mails, atualizar redes sociais, fazer contatos, rever e escrever páginas e artigos, arcar com custos (hospedagem, domínio, layout, identidade visual, etc.), cobrir eventos, desenvolver ideias, planejar ações… Enquanto Editor-Chefe a minha carga é de longe a maior, fazendo de tudo um pouco. Para me ajudar na execução das tarefas eu conto com o auxílio do Luiz, Rafael, Sandro e Vitor, companheiros e amigos de caminhada.
Internamente somos bem organizados, mantendo contato por e-mail e nos comunicando através de um grupo fechado no Facebook. Há anos atrás realizávamos reuniões via Skype e utilizávamos ainda a Agenda do Google, o que não ocorre atualmente. O Luiz e o Rafael são editores e tem maior acesso administrativo, ajudando em uma maior quantidade de tarefas. Já o Sandro e o Vitor, enquanto autores, têm uma responsabilidade um pouco menor, entretanto, contribuem sempre que é preciso.
Projetos mais que especiais
Para este ano a minha ideia é dar início aos projetos “S.O.S. Meio Ambiente“, “Transgênicos Não” e “Verdepedia“, que esperam sair da gaveta já há alguns anos atrás. O S.O.S. Meio Ambiente será uma rede social de perguntas e respostas verdes e possui o domínio “sosmeioambiente.org” registrado para uso. Já o “Transgênicos Não” será uma plataforma online para o debate dos Transgênicos, o projeto tem por objetivo analisar os prós e contras da questão e criar um banco de informações. Dois domínios estão registrados aguardando o início do projeto: “transgenicosnao.com” e “transgenicosnao.org”. Por último, a Verdepedia será uma enciclopédia online e interativa sobre meio ambiente e o domínio registrado para o seu uso é o “verdepedia.com”. Dos projetos acima listados o que está mais desenvolvido é a Verdepedia, que conta inclusive com logo, conforme é possível visualizar abaixo:
Importante: se você se interessou por um ou mais destes projetos e tem acredita que pode nos ajudar no desenvolvimento, peço por favor para que entre em contato agora mesmo.
Mais planos para o futuro
Lançar: o nosso próprio encurtador de links; loja virtual; newsletter; versão para dispositivos móveis; retomar os bate-papos ao vivo; versão site do Diário do Verde; revista digital e diretório de blogs/sites ambientais.
Identidade Visual
Para o ano de 2014 estão previstas novas modificações no que diz respeito a Identidade Visual. O logotipo e a logomarca serão unificados, a exemplo do logotipo da Verdepedia. Um novo layout também deve ser inaugurado, mas por questões financeiras muito provavelmente não será possível lançá-lo no dia 05 de Junho, conforme eu havia anunciado anteriormente.
Plano de Ação
A fim de melhorar suas ações na internet e para melhor corresponder a todos vocês, amigos leitores, a equipe do blog desenvolveu internamente um cronograma de ações com o objetivo de atualizar seus conteúdos, resolver coisas que estão pendentes além de lançar coisas novas. O documento é um balanço dos cinco últimos anos e tem por objetivo a reflexão de tudo o que já foi feito, ver o que está bom, o que não serve mais, o que pode e deve ser implantado. Ao todo foram listadas 48 tarefas a serem feitas ao longo deste ano, tendo em vista a continuidade do funcionamento do Diário do Verde na internet e para estarmos em sintonia com as necessidades emergentes.
Motivação para escrever no blog hoje em dia
Hoje o que me motiva a escrever é reconhecimento por parte das pessoas em relação ao Diário do Verde, que entram em contato enviando sugestões, parabenizando o trabalho e se dispondo a ajudar na medida do possível.
É muito gratificante saber que todo o esforço investido ao longo de sua história está obtendo retorno já que o blog se consolidou como referência na área de meio ambiente, servindo como fonte de consulta tanto para alunos de ensino básico quanto para doutores. Sem contar o enorme crescimento pessoal que eu obtive através dele.
Além da questão do reconhecimento pesa na balança pra mim o fato do nicho ambiental representar um enorme potencial de crescimento e de que somos um dos poucos espaços que se dedicam ao verde*. Se por algum determinado motivo eu optasse por encerrar o blog, a causa ambiental sofreria uma importante perda e todo o trabalho construído, por assim dizer, teria sido em vão.
*Na internet, ainda que haja um volume razoável de informação, há muito a ser feito, já que são raros os espaços destinados única e exclusivamente à questão do meio ambiente. Estudo realizado no 1° Semestre de 2011 pela Boo-Box intitulado “Análise de Conteúdo dos Blogs no Brasil” valida este meu posicionamento: em levantamento realizado com 20.000 blogs brasileiros indentificou-se que apenas 2% (ou 400) eram direcionados ao verde.
Para encerrar
Muito obrigado a todos os visitantes, leitores, amigos e parceiros do Diário do Verde, que nos outros próximos cinco anos que hão de vir vocês continuem participando e interagindo com a gente! =)
One Comment
Pingback: Nova Identidade Visual! =) | Diário do Verde