Reduza o lixo, preserve água, energia, e dê um show de criatividade. Aprenda a fazer o seu próprio papel, inteiramente reciclado! O papel reciclado, quando sem cloro e substâncias químicas nocivas, é amigo do meio ambiente. Pode ser usado para atividades diversas, como anotações, desenhos, bloco de notas, caderno, rascunhos, entre outros. É barato e original, feito em casa. O Brasil já é o 10º país que mais recicla papel, contribua para esse índice. Experimente: uma tonelada de papel reciclado pode ajudar a salvar de 30 a 50 árvores.
Não esqueça de jogar o papel na lixeira azul, quando for separá-lo para a coleta seletiva: para reciclar!
Faça Você Mesmo – Reciclagem de Papel
Método Artesanal
Materiais necessários:
– jornal (restos de papel, revistas, fiapos de pano, etc)
– cabide de arame (compra-se em casas de materiais para construção)*
– meia-calça*
– cola
– liquidificador (processador de alimentos)
– água
– bacias, bandejas (recipientes)
– pia de cozinha
* podem ser substituídos por uma peneira ou tela pronta (e gase).
Procedimento:
Pique em pequenos pedaços o jornal, em tiras ou quadradinhos, em uma bacia. Evite cortar com estiletes ou tesoura, que podem enfraquecer as fibras. Feito isso, despeje-os no liquidificador, e adicione água. Não há uma medida exata: quanto mais papel, mais água. Para um papel mais fino, utilize mais água, para um papel grosso, mais jornal. Para colorir, Seja sensato. Bata a mistura no liquidificador, e aguarde por 3 minutos (média). Tome cuidado em não deixar muito tempo para não queimar seu aparelho! Você notará uma massa cinzenta, pastosa.
Para construir a tela:
O cabide de roupas irá se transformar em quadrado – molde com as mãos, e amarre. Em cima, use a meia-calça para formar a tela, estique e retire os excessos. Quem utilizar uma peneira, deverá ser do formato quadrado, o apropriado. A tela pronta facilita o processo.
Prosseguimos: no liquidificador mesmo, adicione e misture duas colheres de cola na massa. Esta deve ser posta em uma bandeja (até em balde), e adicionar-se um pouco de água. Deixe de molho, por alguns minutos. Agora, pegue a sua tela, que servirá de molde do futuro papel, e leve até o fim da solução. Puxe com cuidado a fôrma, previamente espere 20 segundos. Deixe a água cair por 1 minuto. Retire o excesso de água, com um jornal, um paninho. Coloque para secar ao sol, em uma superfície absorvente, evite umidade: deixe repousar. Seco, estará pronto para uso.
Obs: materiais como papéis sanitários, plastificados, metalizados, parafinados, copos descartáveis de papel, papel carbono, fotografias, fitas adesivas, etc, não podem ser reciclados, não servem. Deixe o papel de molho por horas, até 24h, se for mais resistente que os comuns.