A Serra do Gandarela integra o conjunto da reserva da Biosfera do Espinhaço, abrangendo os municípios de Barão de Cocais, Caeté, Santa Bárbara, Rio Acima, Raposos e Itabirito.
Situada entre a Serra do Caraça e a Serra da Piedade, no sudeste de Belo Horizonte, Gandarela forma um corredor natural com o Caraça e abriga um ecossistema diversificado, com biomas de Mata Atlântica, Cerrado e cangas unificadas a jazidas de ferro, além de possuir uma das últimas reservas de Quadrilátero Ferrífero que estão sendo destruídas por atividades mineradoras constantes.
No propósito de impedir que o Gandarela seja devastado pela mineração e conserve sua biodiversidade e mananciais (Rio Piracicaba e Doce, Bacias do Rio das Velhas e São Francisco), o Movimento Águas do Gandarela e seus apoiadores lutam pela criação do Parque Nacional. Defendendo essa causa, a Floricultura Ikebana flores está semeando a campanha PLANTE UMA ÁRVORE NO GANDARELA, que conscientiza a população nas redes sociais sobre os problemas atuais da região e realiza o plantio de mudas endêmicas nas áreas mais devastadas do Gandarela – a cada post publicado sobre a campanha uma muda é plantada em nome do apoiador.
Segundo o Jornal online Eco Notícias, optou-se na proposta de concepção do PARNA do Gandarela executada pelo ICMBio pela categoria de Parque Nacional:
“Além de proteger recursos naturais muito importantes, como águas, flora e fauna, o local tem grande beleza e grande quantidade de atrativos para o turismo, como cachoeiras, mirantes e trilhas para caminhadas e outras atividades em contato com a natureza”.
Desde o princípio da campanha, a Ikebana Flores está presenteando a todos com mudas de ipê amarelo, ipê branco, sucupira, pata de vaca, tamarino, peroba, entre outras, típicas do cerrado. Basta vir a Floricultura na Av. Getúlio Vargas, 1697, Savassi; de 2ª feira a 6ª feira, no horário de 10h00 as 19h00.
Participe da campanha, ajude a plantar árvores! Gandarela precisa de você.
Texto: por Thais Alessandra, do Coletivo Cirandar.