A palavra “eco” vem do grego oikos, que significa casa ou habitação. Até por isso as moradas indígenas brasileiras são chamadas de ocas. Quanto a “insight”, trata-se de uma palavra inglesa cujo significado equivale a compreensão, percepção ou revelação repentina.
Mas, o que tem a ver uma casa com uma compreensão; uma habitação com uma percepção; uma revelação repentina com uma morada; ou tantas outras combinações que podemos fazer com essas palavras?
Na verdade, meus amigos e minhas amigas, o que chamamos de Eco Insight possui um significado extremamente profundo e envolvente: trata-se da percepção que temos a respeito das coisas da vida, considerando o nosso planeta como o nosso próprio lar neste momento. A Terra é o nosso Meio Ambiente!
Cada palavra carrega em si um significado próprio; e cada significado tende a nos levar a compreender algo – seja alguma coisa nova ou não.
Quando fui chamado para fazer parte da equipe do blog Diário do Verde, fiquei extremamente feliz e, meu novo amigo Gabriel – idealizador e moderador do site –, pediu para que eu fizesse uma breve descrição sobre mim. O que tenho a dizer, Gabriel, é que não sei exatamente o que sou – tudo depende de cada momento!
Acredito até que não é questão de ser, mas de estar. Quando recebi o convite, por exemplo, me senti feliz – eu estava com felicidade e ainda estou com relação à minha participação na coluna Eco Insight.
Por isso, caros leitores, o que tenho a dizer é que esta coluna deverá apresentar artigos envolventes e que nos trarão, a cada dia, o chamado para um novo início.