>
/
/
A partir deste exato momento, 20:30hs da noite (Horário de Brasília), começa no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro – sede do evento deste ano, um dos eventos mais nobres em defesa do meio ambiente ao redor do mundo: o Earth Hour, em português, Hora do Planeta.
Este gigantesco evento que reúne líderes e representantes do governo, ong’s e associações diversas, e a sociedade comum, em uma infinidade de países e Estados autônomos ou controlados, lançou-se em 2007, como uma iniciativa da ONG WWF, ou World Wide Fund for Nature (Fundo Mundial para a Natureza).
No Brasil, ele começou ano passado, o que quer dizer que este é o segundo ano que nós, brasileirinhos por natureza, temos a oportunidade de participar do evento.
De lá para cá, o número de adeptos vêm aumentando progressivamente, já que cada vez mais as pessoas tomam o conhecimento de como é importante lutar contra o “aquecimento global”.
Este é o objetivo da campanha: apagar as luzes durante 60 minutos, 1h exata, e ajudar o clima global.
Como? Qualquer coisa que esteja ligada na tomada, ou funcionando (lâmpadas, por exemplo), gasta energia. O consumo de energia, por sua vez, requer uma fonte geradora. Toda esta demanda será atendida pelas usinas para que “não ocorra um blecaute”, já que há gasto de eletricidade.
Para se ter ENERGIA, é necessário a queima de algum combustível que produza o que queremos – só que isto tem seu preço: os gases poluentes GEE (gases do efeito estufa), que vão direto para a atmosfera, poluindo o nosso ar e comprometendo à todos. É claro que fontes renováveis são outra história, mas como a maior parte da energia produzida internacionalmente provém do carvão, do petróleo e gás natural, tudo fica preocupante.
No contexto geral, tudo isso implica no aumento da temperatura média – e nas mudanças climáticas (consequência), tão temidas por ambientalistas e pessoas conscientes, já que seus riscos à saúde da Terra são iminentes.
Se sensibilizou com a causa e deseja participar voluntariamente e individualmente, ou representando uma comunidade, entidade ou outro segmento civil? Então, participe você também e una se a esta corrente em defesa da vida que tem por meta alcançar a marca de 1 bilhão de participantes!!!
A sua colaboração é importante e mais que necessária para o sucesso deste suntuoso movimento!
Faça a sua parte! E colabore para um mundo mais verde para todos nós.
Obs: A primeira cidade em que o evento começou foi em Wellington, na Nova Zelândia, pois, pela Linha Internacional de Mudança de Data, lá é um dos países onde o dia começa primeiro (mais adiantados em relação ao Meridiano de Greenwich, que padroniza o sistema de medição de data e hora).
/
Hora do Planeta – Brasil – 2009 (Dados Oficiais – WWF Brasil)
/
/
Em 2009, milhões de brasileiros apagaram as suas luzes e mostraram que sua preocupação com o aquecimento global. No total 113 cidades brasileiras, incluindo 13 capitais, participaram da Hora do Planeta 2009. Ícones como o Cristo Redentor, a Ponte Estaiada, o Congresso Nacional e o Teatro Amazonas ficaram no escuro por sessenta minutos.
/
Maiores informações:
/
WWF Brasil
Hora do Planeta – Site Oficial
Wikipedia – Earth Hour