Sou Vitor Casadei, Bacharelando em Ciência da Computação pela UFSCAR Sorocaba e ligado sempre nas novidades de tecnologia e da internet. Começo aqui no Diário do Verde a seção ”Tecnologia Verde” onde divulgarei iniciativas que merecem atenção pela criatividade ou potencial do projeto, notícias e novidades tecnológicas sobre o tema. Espero que apreciem minha coluna e acompanhem o Diário do Verde.
Em meu primeiro post, trago um projeto muito interessante de uma empresa ainda pequena e desconhecida que chamou minha atenção para compartilhar com vocês leitores do blog devido ao grande potencial da ideia. O projeto é batizado de Expresso Solar (www.expressosolar.com.br) e é desenvolvido pela empresa 100% brasileira de inovações tecnológicas, Saturno (www.saturnopesquisas.com.br).
A Saturno teve início no ano de 2008 devido a uma ideia de quatro universitários: Fábio Henrique, Thiago Meluci, Roberto Duarte e Bruno de Oliveira (que nos cedeu um espaço em sua agenda para uma entrevista exclusiva ao Diário do Verde, de um tema inédito, o Expresso Solar). A missão da Saturno, segundo Bruno é a “pesquisa para a solução de problemas críticos da sociedade”, tem sede em Sorocaba-SP e uma boa chance de sucesso.
O Expresso Solar (assista o vídeo acima) é um projeto verde que está saindo do papel e aos poucos se tornando realidade. A ideia é de um método de transporte confortável, rápido, seguro e acessível. O objetivo da empresa é fazer a implantação de 42 Km de linha em Sorocaba para que os cerca de mil e quinhentos carrinhos com capacidade de 4 lugares, música e temperatura controladas, percorram as quatro zonas da cidade e o centro, atendendo aos principais pontos do município em plataformas elevadas, a uma velocidade média de 60 Km/h e tudo funcionando com energia solar, que seria capturada pelas plataformas e armazenadas para a utilização durante a ausência do sol também.
O custo para a implantação do sistema de transporte é estimado em R$ 1,5 bilhão, que é suficiente para a construção das plataformas e de cerca de 2 mil carros e espera-se que para ser implantado o setor público ou empresas do setor privado possam investir e fazer parte do projeto para que este seja realmente implantado o mais rápido possível, assim podendo desatolar o sistema público de transporte da cidade, que atualmente é feito pelos ônibus que são muito poluidores.
Para utilizar o transporte, cada usuário selecionaria o destino nas plataformas do Expresso e aguardaria o seu carro para seguir viajem, tudo a um preço acessível ao público e de forma sustentável, como o mínimo de poluição, utilizando a Energia Solar e a água da chuva que é captada para utilização na limpeza e manutenção dos carros e plataformas.
O Expresso Solar (veja as fotos acima) é uma promessa de projeto verde que deve ter incentivo e ser implantado. Na entrevista realizada com o Diretor de Projetos, Bruno de Oliveira, pude conferir o protótipo do carro que está sendo desenvolvido no galpão da empresa e que pode ser conferido nas fotos. A automação mecânica está praticamente pronta, assim como a modelagem e, em breve começarão os testes práticos com o carro.
Quem quiser conferir mais informações, acesse o site do projeto idealizado por Roberto Duarte Saturnino da Rede Estado, clicando aqui.
Divulgue a ideia e confira as novidades com exclusividade na coluna de Tecnologia Verde aqui no Diário do Verde e até a próxima.