Muito tem se discutido sobre os impactos ambientais causados pela crescente frota automotiva no mundo. Afinal, os carros são responsáveis por grande parte das emissões de carbono na atmosfera e, consequentemente, pela aceleração do processo de aquecimento global.
Além disso, a extração de matérias primas para a fabricação dos componentes automotivos, assim como seus processos de fabricação, também impactam diretamente no meio ambiente, mesmo com o empenho de pesquisadores que buscam melhores políticas e práticas ambientais na indústria automobilística.
Como os carros fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas, fica difícil imaginar a vida moderna sem a utilização do transporte individual. Muitas discussões estão questionando a dependência que a sociedade contemporânea desenvolveu em relação ao uso de seus automóveis – o que é inegável. Mas, enquanto as autoridades públicas não viabilizam a demanda necessária para que o transporte coletivo atenda completamente a população com qualidade, conforto, abrangência e disponibilidade de horários, não se pode (e nem se deve) ignorar a utilidade e a ampla utilização dos carros.
Atitudes mais sustentáveis com o seu veículo
A comercialização e a circulação de carros inteiramente sustentáveis ainda é uma realidade muito distante. Mesmo com os constantes avanços tecnológicos nas áreas de energia e combustível, ainda levaremos algum tempo para ver carros movidos a células de hidrogênio circulando pelas ruas. Contudo, cada um de nós pode colaborar com alguns cuidados e atitudes no uso consciente dos carros e diminuir os seus inevitáveis impactos ao planeta.
– Diminua sua dependência
Se os seus trajetos forem curtos e puderem ser realizados a pé, de bicicleta ou via transporte público, deixe o carro na garagem. Você também economizará com combustível e estacionamento.
– Atenção aos pneus
Se eles estiverem mal calibrados, o carro consumirá mais combustível. Também vale a pena investir em pneus verdes e em modelos mais duráveis. Procure adquirir pneus de qualidade, que consequentemente terão uma vida útil maior. Faça o alinhamento e balanceamento nas datas corretas para evitar seu desgaste prematuro. Por fim, antes de descartá-los, procure se informar se o fabricante oferece um programa de reciclagem.
– Prefira os biocombustíveis
A maioria dos postos de gasolina do Brasil oferece etanol, que é menos poluente e custa menos do que a gasolina. Veículos de grande porte também podem utilizar o biodiesel.
– Lave menos
Para que seu veículo acumule menos poeira, utilize uma capa protetora durante o período que ele estiver na garagem. Além disso, procure lavá-lo somente se necessário e, se possível, em casa, utilizando alguns baldes de água em vez de lava jatos ou mangueiras. Utilize produtos de limpeza biodegradáveis.
– Revisão periódica
Se algum componente não estiver em perfeito estado, como velas, cabo do acelerador, catalizador, escapamento, filtros, embreagem, entre outros, o carro consumirá mais combustível do que o necessário, além de emitir mais gases poluentes durante seu funcionamento. Mantenha as revisões de seu carro em dia.
Essas pequenas mudanças são aplicáveis ao cotidiano de qualquer proprietário de carro e vão fazer a diferença. Comece a praticá-las ainda hoje!
*Autoria: Aline Matos, da Plataforma Conversion. O conteúdo na íntegra desta publicação (salvo acréscimo de imagem no cabeçalho) e os respectivos links são de inteira responsabilidade da autora.