O Rio São Francisco está em risco e é preciso defendê-lo. Por isso, o Comitê do rio São Francisco lançou a campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”, que busca conscientizar a população sobre a necessidade da preservação e revitalização do rio através de quatro principais frentes: disponibilidade hídrica: uso inteligente das águas; valorização da cultura dos povos da bacia; revitalização do Rio São Francisco e vazão ecológica e os usos múltiplos da água.
Um dos mais importantes rios brasileiros, o Rio São Francisco é o maior que corre totalmente dentro do Brasil e o quarto maior rio da América do Sul. Com 2.700 quilômetros de extensão, passa por cinco estados: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. É um rio de planalto, com cachoeiras e corredeiras em diversos trechos. A bacia do São Francisco tem 634.000 quilômetros quadrados. Parte da identidade regional, o “Velho Chico” exerce papel importante como meio de transporte, fonte de energia elétrica e irrigação para o Nordeste e o Brasil. Em seu curso há seis usinas hidrelétricas (Três Marias, Paulo Afonso, Itaparica, Moxotó, Xingó e Sobradinho). Suas águas são usadas para a agricultura irrigada no vale do São Francisco, especialmente no semiárido, onde são produzidas várias espécies de frutas que são exportadas para os Estados Unidos e a Europa. Com a expansão do plantio de uva, nas últimas décadas do século XX, teve início na região a produção de vinhos, considerados de boa qualidade.
Mobilize-se! Participe! Vamos juntos eleger o dia 3 de junho como o Dia Nacional em Defesa do rio São Francisco!
Conheça melhor a campanha no hotsite: http://virecarranca.com.br
Acesse o vídeo também em: http://bit.ly/velhochico
Ouça o jingle: http://bzz.ms/1v3r
Acompanhe a campanha na fanpage: http://facebook.com/cbhsaofrancisco
Fonte: Britannica Escola Online – Enciclopédia Escolar Britannica, 2014 (adaptada).
Agradecimento especial: CBHSF (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco), pelo envio do release e material especial a respeito da iniciativa ao Diário do Verde.
One Comment
Pingback: Confira as notícias publicadas em 04.06.2014 | CBH São Francisco