Projetada em 2009, pode-se afirmar que a Cigno (cisne, em português) é a 1ª rede social a nível mundial sobre meio ambiente. Em 2010, o Diário do Verde publicou um artigo explicando os serviços, apresentando a ideia recém-lançada na internet. Hoje, o blog volta novamente a tocar no tema. Você que ainda não conhece a Cigno, que atualmente encontra-se em uma nova fase – está com visual bem clean e fácil de navegar, dedique um pouco do seu tempo na leitura deste artigo, para conhecer a ideia.
Quer encontrar pessoas da área, trocar boas ideias, se divertir e fazer bons contatos? A Cigno está à sua disposição para isso, gratuitamente. É uma ferramenta que te livra, mesmo que por alguns minutos, das garras indomáveis do Facebook, Orkut, Twitter ou Youtube. Confira abaixo o passo-a-passo sobre a rede.
Tutorial: como usar a Cigno
1. Menu superior. INÍCIO: direciona o(a) usuário(a) para a página principal dentro do sistema (não é a de entrada); MEU PERFIL: sua página personalizada na rede; MENSAGENS: a exemplo do Facebook e Twitter, a Cigno possibilita a troca de mensagens privadas entre os usuários; CONFIGURAÇÕES: opções da conta; SAIR: para desconectar do sistema.
2. Caixas de avisos. DICA DO DIA: Área onde são exibidas dicas diversas de como ajudar o planeta e a si mesmo, a rede permite a utilização no mural e o compartilhamento no Twitter e Facebook; ÚLTIMA AÇÃO REALIZADA POR VOCÊ: exibe a mais recente eco-ação registrada.
3. Perfil. SOBRE VOCÊ: informações principais de cadastro, é um cartão de visitas, que identifica o(a) usuário(a).
4. Menu inferior. ECOAÇÕES: ao acessar esta opção, o(a) utilizador(a) tem acesso aos seus posts na Cigno; ECOAMIGOS: seus contatos dentro da rede, confira as solicitações de amizade; ECOFOTOS: crie um álbum de fotos, socialize suas impressões visuais com as pessoas; ECOVÍDEOS: achou um vídeo legal na web? Mande o link e coloque à vista de todos; TREERANK: ranking dos usuários que mais participam/interagem no sistema. Cada coisa realizada dá pontos. Quanto mais pontos, melhor a classificação!
5. Publicação. Fez algo bacana pelo meio ambiente? Espalhe a atitude na Cigno! É como no Twitter e no Facebook, sistema prático e acessível. Todo “post” vai automaticamente para as “Atualizações Recentes” de toda a rede social.
6. Novidades. Aqui, concentram-se as informações cadastradas por todos os usuários. O que é mais recente, é exibido primeiro.
7. Relacionamentos. PENDENTES: como em outras redes, quem quiser manter contato direto, precisa ter aprovação. Você pode ver o perfil da pessoa interessada, e então, decidir “Aceitar” ou “Recusar” o convite; AMIGOS: veja de forma rápida com quem você já está conectado; SUGESTÕES DE AMIZADE: exibe pessoas que usam a rede e você, caso queira, poderá adicionar.
8. Caixa de pesquisa. Quer encontrar alguém? É o lugar certo!
Observação: É legal citar também que, no rodapé do site, existem links úteis para esclarecimentos legais e para ajuda, no caso de dúvidas.
Agora que você aprendeu direitinho como funciona a rede, está pronto(a) para participar! Vá ao www.cigno.com.br e faça o seu cadastro (uma mensagem de confirmação irá até ao seu e-mail). Conecte-se ao verde!
Cigno na internet: Facebook – Perfil e Página de Fãs, Orkut e Twitter.