Aulas acontecem em Nazaré Paulista (SP), na sede do Instituto. Inscrições abertas.
O IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas lança novos cursos, com inscrições a partir deste mês. As aulas acontecem na sede do Instituto, localizado na cidade de Nazaré Paulista (a cerca de 100 km da cidade de São Paulo). O valor do investimento inclui hospedagem no próprio IPÊ e refeições nos dias de curso. Além disso, a organização oferece transfer gratuito ida e volta (aeroporto GRU/IPÊ e Rodoviária Atibaia/IPÊ).
Ao todo, são quatro novos cursos dentro da temática socioambiental e desenvolvimento organizacional. Três deles (abaixo) serão ministrados pelo professor Marcos Ortiz, consultor e coach de projetos interinstitucionais e de organizações.
Em “Negociação e mediação de conflitos” (de 28 a 30 de outubro), a proposta é tratar de assuntos como percepção dos conflitos e sua gestão, peculiaridades dos conflitos socioambientais da atualidade, como elaborar um mapa de stakeholders e avaliar suas relações em torno de um conflito, qual o papel e o melhor perfil do mediador de conflitos, e como é realizar o planejamento para a moderação de conflitos. As aulas são direcionadas aos profissionais de empresas, organizações governamentais ou não governamentais, entre outros, que lidam diretamente com tais questões.
Já o curso “Atenção Plena (Mindfulness) com a natureza e os colegas de caminhada”, de 08 a 10 de novembro, tem como público-alvo lideranças, técnicos e ativistas da ação socioambiental, bem como líderes para a sustentabilidade. As aulas pretendem aumentar a resiliência desses profissionais, aprimorando o foco e abrindo-os mais à criatividade.
Outro novo curso, também com o professor Ortiz, é “Organizações do Centro Vazio (OCV): Criando e Convertendo organizações para funcionar no século 21″, de 18 a 21 de novembro. As OCVs são uma sistematização da proposta de estrutura e sinergia de coletivos que se formam em torno de um propósito e de objetivos comuns. O curso pretende esclarecer quais são os passos para construir uma OCV ou como converter uma estrutura organizacional em OCV e como mantê-la viva, medindo seus processos, resultados e sucessos.
Também pela primeira vez, o IPÊ oferece o curso “Avaliação de programas e negócios socioambientais”, que acontecerá em duas etapas (de 10 a 12 de outubro e de 31 de outubro a 02 de novembro). A proposta é levar fundamentos teóricos e prática avaliativa aos profissionais do campo socioambiental para que desenvolvam competências na avaliação de projetos socioambientais.
As inscrições para estes e outros cursos do segundo semestre estão abertas. Para saber informações, basta acessar: www.ipe.org.br/cursos
Obrigado especial a Paula Piccin, Coordenadora de Comunicação do IPÊ, pelo envio da pauta ao Diário do Verde.