Cada dia é uma nova oportunidade para agirmos em prol do planeta e de nós mesmos. Para auxiliá-lo(a) nesta tarefa, o Diário do Verde dá continuidade hoje a série especial* “Dicas Sustentáveis para o Dia a Dia”, que traz nesta terceira parte o tema Sustentabilidade desde o jardim de infância. Acompanhe a leitura e participe da discussão, comentando e partilhando conosco suas dicas e conhecimentos, toda a contribuição é sempre muito bem-vinda e enriquecedora! (;
Publicação anterior desta série: “Dicas Sustentáveis para o Dia a Dia – Parte 3“
A maioria de nós não nasceu com consciência ecológica. Ela foi aprendida e incorporada em nossas vidas depois do entendimento dos recursos do planeta e sua preservação. No entanto, na geração que vem agora, é possível colocar esse pensamento desde as ações mais simples, de forma que essa consciência esteja presente naturalmente, aprendendo a preocupar-se com o meio ambiente desde a raiz. E por onde começar senão na própria escola? É lá onde as crianças têm a primeira noção de sociedade e aprendem lições que perduram pelo resto de suas vidas. Por isso, é importante encorajar atitudes sustentáveis nesse ambiente, o que é possível com algumas medidas simples.
Lanches
Buscar alimentos saudáveis e dar preferência aos alimentos naturais, com lanches preparados em casa. Muitas escolas dão a opção de comprar os lanches na cantina, mas ao trazer um lanche preparado os pais têm mais consciência sobre a alimentação do filho. O preparo também deve ser um cuidado, feito em casa e na companhia da criança, com ingredientes que sejam do gosto dela e também com a participação durante esse processo.
Lancheira
Dar preferência a uma lancheira que tenha potes e garrafas laváveis, evitando o uso de embalagens plásticas descartáveis. Com lancheiras que possam ser utilizadas diversas vezes e que tragam uma funcionalidade diferente, evita-se o uso e descarte de materiais desnecessariamente.
Material escolar
Estimular o uso de papel reciclado e a economia de papel nos trabalhos escolares. Nas listas de material recomendado no início do ano, inclui-se uma quantidade muito grande de papel, que geralmente não é todo utilizado. Dessa forma, uma boa medida é encorajar as escolas a evitar o desperdício de papel ou fazer atividades de reciclagem do material, que envolvem habilidades manuais com as crianças. Além do papel, outros materiais reciclados podem ser utilizados em diversas oficinas.
Arte e reciclagem
Uma boa forma de aliar a sustentabilidade à aproximação com a arte é realizar tarefas de reciclagem. Trazer objetos que eram descartados em casa para a escola e transformá-los artisticamente para outras funções. Desde garrafas pet que viram brinquedos ou vasos até o estímulo da imaginação de cada aluno com relação aos materiais disponíveis em sua própria casa.
Na sala de aula
Na escola, trabalhar nas disciplinas de ciências o destino do lixo. Assim, estimular a separação do lixo e sua destinação para a reciclagem na casa de cada criança, fazendo com que as crianças estimulem essa prática em seus lares e ajudem nessa tarefa.
Com essas dicas, é possível envolver a rotina da criança em uma visão mais sustentável, sem causar transtornos na rotina de ninguém. Para quem está buscando uma escola para os filhos, uma boa dica é procurar por instituições que tenham alinhamento com essa visão e tragam isso para a rotina escolar. Essas ações podem ser em coisas simples, como selo verde nas construções dos prédios, como é o caso de 80% das escolas de Paris, por exemplo. Na cidade-luz, há a primeira escola que recebe energia reutilizada a partir dos canais de esgoto da cidade. Medidas utópicas, ainda, mas que espelham uma visão que pode englobar as diversas áreas da vida cotidiana.
Semana que vem, novas dicas serão publicadas no Diário do Verde. Enquanto isso não acontece, aproveite para começar agora a mudar os seus hábitos e compartilhar as ideias aqui publicadas com os seus amigos e conhecidos. Até a próxima semana! ^^
*Autoria: Bruna Rodrigues, da Plataforma Conversion. O conteúdo na íntegra desta publicação (salvo alguns acréscimos editoriais no cabeçalho e rodapé) e os respectivos links são de inteira responsabilidade da autora.
One Comment
Pingback: Dicas Sustentáveis para o Dia a Dia – Parte 5 | Diário do Verde