Cada dia é uma nova oportunidade para agirmos em prol do planeta e de nós mesmos. Para auxiliá-lo(a) nesta tarefa, o Diário do Verde dá continuidade hoje a série especial* “Dicas Sustentáveis para o Dia a Dia”, que traz nesta terceira parte Dicas de aplicativos para encontrar bicicletas em vários lugares do mundo. Acompanhe a leitura e participe da discussão, comentando e partilhando conosco suas dicas e conhecimentos, toda a contribuição é sempre muito bem-vinda e enriquecedora! (;
Crédito Foto: Flickr/Certo Xornal
Publicação anterior desta série: “Dicas Sustentáveis para o Dia a Dia – Parte 2“
É fato que muitas cidades do mundo ainda não tenham ciclovias ou infraestrutura adequadas para andar de bicicleta. Os benefícios são diversos: ao optar pela bicicleta como meio de transporte, você quase não gasta nada (salvo pela manutenção da magrela e dos equipamentos de segurança), pratica um bom esporte, não polui e ainda aprecia a paisagem local.
No entanto, alternativas tecnológicas tem estado ao lado dos ciclistas por meio dos aplicativos para celulares. Eles são inúmeros e atendem tanto às grandes cidades quanto às pequenas. Além disso, alguns até auxiliam a encontrar um caminho menos perigoso ou um trajeto mais rápido.
Geralmente, não é nem necessário que você tenha sua própria bicicleta. A maioria deles, inclusive, mostra exatamente os pontos de aluguéis. Porém, se você não abre mão de andar em seu próprio veículo, os aplicativos estão aí também para te ajudar. Um bom começo é consultar um Guia de Bikes, como este disponibilizado pla Decathlon, e descobrir qual o modelo que mais se adequa ao seu gosto e necessidade.
Alguns mostram os melhores locais para guardar sua bike ou até mesmo consertá-la em uma emergência. E como atuam por meio de geolocalizadores sempre indicam pontos que estão bem pertinho de você.
Aproveite!
Citi Bike – Grátis
O aplicativo reúne nada menos do que 322 estações de bicicleta na cidade de Nova York. Mas, como é patrocinadíssimo pelo Citibank (a iniciativa é inteira da instituição financeira), você tem que ser cliente. Bem amigável, o app ainda permite que você veja pontos turísticos e restaurantes da cidade. É de graça tanto para Android quanto para iOS.
Spokes NYC
A cidade que mais tem trânsito no mundo e em que as pessoas estão sempre em um ritmo alucinante merece cuidado e atenção ao andar de bicicleta. Exatamente por isso, o Spokes NYC é muito útil pois aponta o caminho mais seguro para andar de bike em Nova York, escolhe rotas que passem por parques e vias secundárias, além de ciclovias. Seu sistema é bem fácil e ainda conta com bike shops, bicicletários e facilita a denúncia de roubos e furtos. Gratuito para iOS.
World Bike
Disponível apenas para os smartphones Android, este aplicativo contempla as principais cidades europeias. Está atrelado, por exemplo, ao brilhante serviço parisiense Vélib – para aluguel das magrelas na cidade luz.
Cycle Hire Widget
Em funcionamento em 35 cidades no mundo todo (inclusive no Rio de Janeiro), o app é o mais popular em Londres. Aponta pontos de aluguel e informa, em tempo real, a disponibilidade destes pontos em números de bicicletas. Ele não é gratuito, mas quem o usa garante que os R$ 5,49 para a versão completa vale a pena. Ainda possui uma versão gratuita para testar. Pode ser baixado somente para Android.
Bike Sampa
O serviço patrocinado pelo Banco Itaú colocou à disposição do paulistano (e dos turistas também) muitos pontos para aluguel de bicicletas. Basta baixar o app disponível para Android ou iOS, localizar a estação de bicicletas mais próxima do local que estiver, pagar R$ 10 por meio de cartão de crédito ou mesmo bilhete único de ônibus (valor cobrado para garantia) e sair pedalando.
Bike Rio
Seguindo o mesmo modelo do irmão Bike Sampa, o projeto também patrocinado pelo Banco Itaú, funciona em parceria com a Prefeitura da cidade. Nada melhor para aproveitar as belíssimas paisagens da orla carioca, uma vez que esta foi escolhida por uma publicação europeia como um dos melhores lugares para pedalar no mundo, pela extensão em ciclovias fixas. Disponível gratuitamente para Android e iOS.
Bike Salvador
A energia e alegria de Salvador pode estar ao alcance de sua bike. Claro! É o mesmo projeto do Banco Itaú que está em outras capitais brasileiras. Imagine que maravilha alugar sua bicicleta para conhecer os principais pontos turísticos da cidade? Grátis para iOS e Android.
Bike Poa
Seguindo os mesmos passos dos outros programas, o Itaú também patrocina o Bike Poa. Separe a cuia de um bom mate e aproveite para andar pela cidade de Porto Alegre de forma saudável e sustentável. Disponível gratuitamente para iOS e Android.
Spinlister
Gratuito e prontinho para ser baixado para o seu iOS, este app funciona um pouco diferente dos outros de alguéis de bicicleta. É praticamente um página de anúncios em que você pode colocar sua bicicleta que pode estar encostada em algum canto da casa. O interessado procura, pelo lugar mais próximo a ele, a bicicleta em desuso mais próxima. Pode filtrar por modelo e até faixa de preço. Paga por meio de cartão de crédito e uma parte do valor pago vai para o dono da bicicleta (que recebe 17,5% do valor do aluguel). Funciona em diversas cidades do mundo, inclusive no Brasil.
Bike Repair
Estava tranquilamente dando seu passeio e a bike quebrou. Você indica onde está e também qual é o problema. Foi a correia? Ficou sem freios? Furou um pneu? Alguém irá te salvar. Funciona para iOS e Android.
Semana que vem, novas dicas serão publicadas no Diário do Verde. Enquanto isso não acontece, aproveite para começar agora a mudar os seus hábitos e compartilhar as ideias aqui publicadas com os seus amigos e conhecidos. Até a próxima semana! ^^
*Autoria: Bruna Rodrigues, da Plataforma Conversion. O conteúdo na íntegra desta publicação (salvo alguns acréscimos editoriais no cabeçalho e rodapé) e os respectivos links são de inteira responsabilidade da autora.
One Comment
Pingback: Dicas Sustentáveis para o Dia a Dia – Parte 4 | Diário do Verde