“A vida segue acontecendo nos detalhes, nos desvios, nas surpresas e nas alterações de rota que não são determinadas por você”.
– Martha Medeiros
Depois que tirei essa foto, há quase duas semanas, lembrei-me de alguns pensamentos que nos falam sobre detalhes.
Acho que reparar nos detalhes é realmente importante quando queremos buscar uma novidade. E, quando falamos de natureza, buscar os detalhes com atenção pode trazer bons e inesperados resultados – realmente uma novidade!
Não me perguntem o porquê de uma única joaninha “resolver” estar na ponta de uma das folhas desse abacaxizeiro, e ainda por entre “espinhos”! Eu juro que não a coloquei lá para tirar a foto! Mas, uma coisa é certa: esse é um detalhe que tornou o abacaxizeiro diferente na foto – com uma novidade.
Acho que a natureza está realmente cheia de “detalhes, desvios, surpresas e alterações de rota”. E, embora possamos ter consciência disso, nunca estamos preparados diante de uma novidade – provavelmente porque, como sugere a frase em destaque, elas não foram determinadas por nós, mas “surgiram”.
O inesperado parece sempre surpreender! Isso é muito bom, se considerarmos que é realmente nessas surpresas que a vida acontece.
Daqui a um tempo o abacaxizeiro certamente terá mudado sua forma: a tendência é que surja o tal abacaxi. Não sei se nesse momento haverá joaninhas querendo aparecer na foto, mas de qualquer forma olhar o abacaxizeiro com um abacaxi será uma surpresa indispensável para ser fotografada! Se eu bem me conheço, vou tirar a foto se eu puder vê-lo.
Enquanto isso, não sei qual será os desvios e as alterações de rotas da própria joaninha. Será que o abacaxi a interessa? Ou ela estava apenas “de passagem” nessa planta? Já comentamos aqui sobre a interdependência dos seres vivos. Observamos, inclusive, de uma flor de joaninhas!
Não sei qual será o futuro desse cenário, entre o abacaxizeiro e a joaninha. Talvez ela esteja apenas de passagem mesmo e vai seguir. Considero que, para nós, o importante é manter a atenção nos detalhes e em novas surpresas.
Clique aqui para ampliar a foto.
One Comment
Pingback: Tudo está aí | Diário do Verde