O bioplástico PEF, criado com tecnologia desenvolvida pela Avantium, surge como alternativa para a embalagem de bebidas
Holanda, Amsterdam, 15 de dezembro de 2011 – A Avantium, empresa de pesquisa e tecnologia da Holanda, anuncia um acordo com aThe Coca-Cola Company (NYSE:KO) para aprimorarem, juntas, a tecnologia para aprodução de garrafas PEF 100% biológicas. A tecnologia patenteada YXY (pronuncia-se icksy) foi desenvolvida pela Avantium, que acredita que o PEF, por seu desempenho e preço, se tornará o biopoliéster da próxima geração. Atualmente, é mais usado o PET, que é o poliéster derivado de petróleo.
As primeiras ações de maior peso para o aprimoramento do PEF incluem a inauguração de uma fábrica-piloto da Avantium, oficialmente aberta em 8 de dezembro em Geleen, Holanda. A expectativa é que no início de 2012, outros parceiros importantes passem a fazer parte do desenvolvimento conjunto.
“Nossa solução YXY para o setor de embalagens cria um novo bioplástico com propriedades funcionais excepcionais por um preço competitivo. Acreditamos que essa tecnologia seja economicamente viável e tenha um impacto ambiental significativamente reduzido. Já fizemos garrafas com excelentes propriedades de isolamento e térmicas e nosso processo de produção se adapta bem às cadeias de abastecimento existentes”, afirma o Diretor Geral da Avantium, Tom van Aken. “Planejamos começar a produção comercial do PEF em cerca de três a quatro anos”, completou.
O PEF pode ser derivado de qualquer matéria-prima de biomassa contendo carboidratos, como cana-de-açúcar, resíduos agrícolas, vegetais e grãos. Usando o YXY como tecnologia química-catalítica rápida e eficiente, esses carboidratos podem ser convertidos em uma ampla variedade de bioplásticos.
Estimativas econômicas de processo atuais indicam que o PEF será uma alternativa viável para o PET derivado de petróleo. “O PEF é 100% biológico e, quando for comercializado, será totalmente reciclável. Acreditamos que atenda a todos os critérios essenciais para se tornar o bioplástico da próxima geração para alimentos, bebidas e outras aplicações”, disse Tom van Aken.
“Estamos muito empolgados com a fase na qual estamos entrando com a The Coca-Cola Company para continuar o desenvolvimento do PEF e deixar esse novo material pronto para produção em massa e reciclagem. Sua liderança e experiência na comercialização de biomateriais a torna um excelente parceiro para se trabalhar”, afirmou Tom van Aken.
A fábrica-piloto da Avantium na Holanda, aberta para começar o processo YXY em escala, tem capacidade para 40 toneladas por ano e produz material PEF para o desenvolvimento de aplicações. A colaboração com a The Coca-Cola Company é fundamental para assegurar uma transição tranquila para a fase de produção em massa de garrafas PEF. A Avantium também está discutindo ativamente parcerias com outras importantes marcas, para desenvolver garrafas PEF, fibras e películas. No longo prazo, a Avantium licenciará sua tecnologia YXY para permitir a produção mundial em grande escala e o uso de seus materiais bioplásticos.
Sobre a Avantium
A Avantium é uma empresa de tecnologia, especializada naárea de P&D avançada de alta produtividade. A empresa desenvolve ecomercializa o YXY, tecnologia para produzir elementos básicos químicos paramateriais verdes com excepcionais propriedades dos produtos por um preçocompetitivo. Combinado com a significativa redução no impacto ambiental,a principal aplicação da Avantium, o PEF, atende a todos os critériosessenciais para se tornar os bioplásticos da próxima geração para garrafas,películas e fibras.
A Avantium demonstrou o valor e o potencial comercial de suatecnologia exclusiva, colaborando com as principais empresas nos setores deenergia e químico. A empresa tem histórico consagrado em oferecer serviços esistemas de desenvolvimento de catalíticos químicos rápidos e eficientes paralíderes do mercado como BP, Shell e Sasol. Os escritórios e a sede de Avantiumlocalizam-se em Amsterdam, Holanda.
Sobre o YXY
A Avantium desenvolveu o YXY, uma família de elementos básicos verdes para materiais e combustíveis que podem competir em preço e desempenho com alternativas derivadas de petróleo, mas que têm excelente impacto ambiental. YXY é uma tecnologia patenteada que converte biomassa em elementos básicos furânicos, como FDCA (2,5-ácido furandicarboxílico). O FDCA é o monômero que pode ser usado para a produção do PEF (furanoato de polietileno) poliéster biológico.
O YXY tem potencial para se tornar a solução perfeita para os desafios de hoje, usando carboidratos como matéria-prima para permitir a fabricação de produtos verdes e sustentáveis. Esse processo de produção rápido e econômico baseia-se na tecnologia catalítica da Avantium. O YXY pode ser implementado em ativos de produção química existentes. A Avantium está colaborando com as principais empresas do setor para desenvolver e produzir materiais e combustíveis verdes baseados nos elementos básicos YXY.
Mais informações
Para obter mais informações sobre a Avantium, entre em contato com Janine Kostermann, no telefone +31 20 586 8132/Peter Rolf ou +31 624655572, ou visite o website corporativo: www.avantium.com ou o website do produto: www.yxy.com.
*Obrigado a Livia Lucena e Mário Araújo, da Andreoli MSL Brasil, pelo envio do press release ao Diário do Verde.