Introdução
1ª parte – destinada ao público em geral
Independente da diversidade, o Diário do Verde (representado na figura do editor-chefe/criador e sua equipe) é imparcial e rigoroso em relação à normas e regras que interferem na qualidade ou característica de seus artigos e atividades, de maneira depreciável. Por isto, tudo o que estiver associado à marca, deverá obrigatoriamente, seguir um “padrão”, ou seja, se enquadrar em uma postura correta e organizada.
-> Está autorizado em suas dependências:
1. o posicionamento aberto, livre e participativo;
2. o apoio a organizações e projetos que tenham por ideal uma sociedade democrática, justa e sustentável;
3. o debate, a argumentação, o acesso ao conhecimento e a promoção de assuntos pertinentes ao meio ambiente e/ou relacionados;
4. a divulgação e o encorajamento de ações ativistas, como por exemplo, denúncias de abusos, que promovam a sociedade, contra ou a favor dos interesses dos governos ou ideologias;
5. a publicação de conteúdos em diferentes formatos: como texto, imagem, vídeo e áudio, e classificações: como artigos de opinião, resenhas, relatos, análises, pesquisas e iniciativas, desde que administrados com parcimônia;
6. a republicação de conteúdos de outras fontes, preferencialmente de forma parcial (citação). Quando integralmente, deve se fazer uso de um complemento, como um resumo, ou um ponto de vista, ou ainda uma adaptação. Em ambos os casos, é imprescindível dar crédito e menção aos autores originais;
7. a veiculação de publicidade, arrecadação de doações e parcerias de caráter de divulgação e apoio, a fim de gerir custos com manutenção, atuação e expansão.
-> Está expressamente proibido e desautorizado:
1. a exibição e propagação de materiais preconceituosos, discriminatórios, com ofensas e ameaças, que atinjam direta ou indiretamente uma pessoa e/ou grupo de indivíduos e gerem conflito, seja de caráter religioso, político, sexual, etc;
2. a publicação de notícias e trabalhos com direitos reservados sem a devida autorização e de conteúdos que fujam de um mínimo de bom senso, disciplina, diálogo, respeito e relevância;
3. a publicação de informações pessoais que coloquem em risco a segurança e privacidade externa (leitores e visitantes) e interna (equipe) do Diário do Verde;
4. a publicação de conteúdos ocultos, subliminares e que fujam do princípio de levar a verdade e assegurar a transparência dos fatos;
5. a duplicação de conteúdos (réplica), de instrumentos dispostos no item como títulos, imagens (exceto logomarca, logotipo, símbolos, slogans, etc), incluindo títulos e especificações;
6. a prática repugnante de spam;
7. objetivos que estejam em desacordo à esta Política Editorial ou manifestações públicas no arquivo do Diário do Verde. É dado o direito de não-aceitação deste documento, entretanto, enquanto usuário do blog, deverá cumprir com todas as suas cláusulas, salvo alguma desavença mediante acordo.
Informações Adicionais:
Direito de Resposta
Se algum leitor do Diário do Verde sentir-se lesado com base nesta Política Editorial, poderá eventualmente fazer-uso de “Direito de Resposta”, aplicável mediante estudo e permissão. Constitui-se através de comentário ao artigo que se pretende responder, não é o mesmo que um simples comentário, pois receberá um aviso especial emitido pelo blog.
O Diário do Verde reserva-se ao direito de não-publicação de artigos (rejeição) e/ou exclusão de antigos conteúdos, que não se encaixem ou não atendam mais às necessidades do Diário do Verde. Inclui-se aqui, a modificação de artigos já publicados, a pedido do autor ou necessidade do blog, como questões de atualização e correções ortográficas.
Submissão de contribuições
Introdução
2ª parte – destinada aos candidatos a autores, editores, colaboradores em geral.
À partir de 2010, o Diário do Verde deu seus primeiros passos e abriu as portas efetivamente para uma gestão colaborativa. Isto quer dizer que você pode ajudar diretamente o blog, e ter suas ideias publicadas aqui! Neste meio tempo, adquiriu-se uma boa experiência no assunto, e por isso, algumas questões foram revistas. Se você gosta do meio ambiente, ou mesmo quer aprender e evoluir com a gente, então seja bem-vindo!
Para isso, será necessário que você:
*Leia e aceite os termos apresentados nesta Política Editorial (íntegra);
*Assuma e cumpra responsabilidades para com o Diário do Verde;
*Disponha de tempo para escrever e criar novos conteúdos;
*Aceite expor a sua identidade verdadeira, responsabilize-se por seus artigos (não cometa plágio, para começar) e dê satisfações sobre o seu trabalho e atividades desenvolvidas;
*Tenha uma ortografia correta, um posicionamento idôneo e uma linguagem que não fuja ao tema proposto do blog.
Estes são os 3 pré-requisitos básicos para participar junto ao Coletivo Editorial. Esteja ciente que, ao entrar em contato, requerendo a vaga de autor/editor/colaborador/etc:
*Haverá seleção, a começar em 2011. Mesmo que você não venha a ser selecionado para contribuir diretamente no Diário do Verde, todos receberão respostas e os devidos motivos de uma eventual decisão negativa. Além disso, há também a possibilidade de participar nas extensões e espaços em redes-sociais onde o blog marca presença.
*Um prazo de resposta foi estabelecido: 10 dias, corridos da data do retorno positivo do blog. Quando uma pessoa receber “ok” para unir-se a equipe, deverá entrar em contato o quanto antes para formalizar a sua entrada. Se exceder este prazo, perderá o direito (descartando motivo de força maior).
*Uma vez no blog, tem obrigação em zelar e cuidar pelo que lhe foi confiado. Terá que responder por suas ações, publicar no mínimo uma vez por semana e participar de reuniões, quando convocadas. Caso contrário, igualmente perderá o direito de atuar no Diário do Verde. A tolerância de possíveis erros fica a critério da gravidade de cada um deles.
Não se assuste com as normas. O intuito delas é instruir e salvaguardar os contribuintes e o próprio Diário do Verde, eliminando impecilhos para o progresso, evitando prejuízos e para regularizar formalmente a linha editorial.
Registro aqui que a iniciativa é voluntária, portanto, não haverá remuneração financeira por atividades desenvolvidas no blog, uma vez que isto é atualmente inviável (algo que poderá ser revisto futuramente), pois ainda não há geração de receitas por parte do mesmo.
Finalizando: se você interessou-se nesta proposta, e acredite que encaixe-se nestes pré-requisitos, deverá então preencher o Formulário de Admissão, e aguardar contato. Prazo máximo de resposta: 15 dias.
Informações Adicionais:
O Diário do Verde está situado, a vigorar em 2011, na Plataforma WordPress.org. É este o espaço que irá desempenhar funções e que você precisa, obrigatoriamente, conhecer.
Considerações Finais
Esta Política Editorial segue o modelo de outras de igual teor.
Diário do Verde está licenciado através do Creative Commons, atribuição CC 3.0 Internacional/Brasil.
*Obs: a Política Editorial não vale em sua totalidade para quem entrou em contato requerendo o cargo de colaborador do Diário do Verde antes da sua criação.
Termos de Uso– TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO DIÁRIO DO VERDE.
Não é autorizada a sua edição/adaptação, nem o uso por terceiros, que não o próprio Diário do Verde.