Seguindo a linha de raciocínio do VerdeCast, lançado há um tempinho atrás, eis que estreia hoje no Diário do Verde o VerDebate =D
Com a finalidade de complementar e somar o trabalho desenvolvido no VerdeCast – seção especial para entrevistas em áudio, eis que surge o VerDebate – área para entrevistas que integrará texto, imagem e vídeo. O VerDebate vem com a proposta de ser um canal aberto e participativo para a discussão de temas importantes em nossa sociedade. A cada mês, um tema diferente, com um convidado especialmente selecionado que estará respondendo as mais diversas perguntas. Vamos dialogar e conectar!
Depois desta introdução, logo abaixo, você confere o 1° VerDebate do Diário do Verde. A primeira parte é o perfil do entrevistado, e a segunda, a entrevista em si. Acompanhe =)
Nome: Daniel de Jesus Mescouto
Idade: 17 anos (20/04/1994)
Cidade/Estado: Belém/PA – atual | Ananindeua/PA – natal.
Biografia: Jovem; estudante ambientalista; voluntário da ONG No Olhar; editor do Blog Nosso Meio Ambiente; coordenador do Com-Vidas: Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de vida nas Escolas; Delegado Nacional e Regional pela III Conferência Nacional Infanto-Juvenil Pelo Meio Ambiente (CNIJMA). Tem interesse desde cedo pela área ambiental, as vezes palestrante, oficineiro, etc. Vêm fazendo diversos trabalhos em escolas, comunidades e em seu blog.
Endereço de e-mail para contato: danieldanleal@hotmail.com
Redes-Sociais: Twitter | Facebook | Orkut.
Tema da 1ª edição: Juventude e Meio Ambiente
1 – Diário do Verde: Daniel, obrigado por participar desta 1ª edição do VerDebate. Nada melhor que um jovem para debater sobre a juventude. Na sua visão, como é o jovem de hoje? Passivo ou ativo, preocupado ou desinteressado quanto ao meio ambiente? O que fazer para melhorar – caso considere que a situação esteja ruim?
Daniel: Bom, eu ainda acho essa juventude muito passiva, aceita tudo. Na minha opinião, ela precisa de mais apoio, pois muitos acham que só por que é muito novo não pode fazer nada, é preciso acabar com esse preconceito e fazer essa juventude trabalhar mais!
2 – Diário do Verde: Da onde surgiu a vontade pelo meio ambiente? Houve alguém que foi decisivo para você se interessar pela causa verde?
Daniel: Devido eu não aguentar mais o modo que meu município vinha sendo tratado, com todo esse descaso, por isso tomei a iniciativa de participar de conferência na escola voltada para a área ambiental. Depois conheci o trabalho da Marina Silva, que foi decisivo para eu amar mais e cuidar do ambiente.
3 – Diário do Verde: Quais atividades você desenvolve enquanto voluntário da ONG NO Olhar? Qual a importância de ser voluntário?
Daniel: Várias atividades, como: Oficinas, Palestras, Eventos, Protestos, etc. E a importância de ser voluntário é mais do que tudo, uma grande lição de aprendizado.
4 – Diário do Verde: Você classifica o blog Nosso Meio Ambiente como “uma grande iniciativa, de um pequeno blog, a um grande blog hoje!”. O que você tem conseguido através dele e quais são os seus planos para o futuro?
Daniel: Através do blog, venho recebendo vários convites para participar de eventos, como o Social Media Day Belém e TEDx Ver-o-Peso, entre outros lugares, como: Escolas, Faculdades, etc. E os planos para o futuro são: continuar com o trabalho no blog, claro!; fazer faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental; continuar levando a mensagem jovem em minhas palestras, oficinas e nunca mais sair dessa área que eu amo tanto.
5 – Diário do Verde: Na sua escola, enquanto coordenador do Com-Vidas, você criou um grupo de alunos para cuidarem das questões ambientais. Quais são os resultados desta iniciativa, isto é, o que ela proporcionou? Há hoje uma maior conscientização por parte dos jovens?
Daniel: Bom, a Com-Vidas trabalha muito nas atividades da escola, a maioria dos alunos da Com-Vidas participam da Coleta Seletiva, Jardinagem, Escola de Portas Abertas, Mais Educação, etc. Hoje eu posso dizer que através da Com-Vidas, muito se mudou na escola, houve até um crescimento pequeno de conscientização, mas muito ainda precisa ser feito. A Com-Vidas de minha escola não procura quantidade de alunos, e sim qualidade em nosso trabalho.
6 – Diário do Verde: Enquanto Delegado Nacional e Regional pelo Meio-Ambiente, quais são os seus deveres, as suas responsabilidades? Quem quiser ser um, o que é preciso fazer?
Daniel: Sou palestrante das minhas próprias experiências como Delegado Regional, Estadual e Nacional nos movimentos de formação de Com-Vidas e processos de Conferências Ambientais em meu Estado, minhas responsabilidades são:
Trabalhar muito para haver grandes resultados, Participar de reuniões em outras escolas e propor soluções, ajudando os alunos a partirem para a Prática e deixarem de lado a Teoria.
E para quem quiser ser um Delegado, é muito simples. Passos:
a – Verificar se a sua escola está participando do processo de Conferência na Escola Infanto-Juvenil Pelo Meio Ambiente;
b – Ver qual o professor responsável por organizar os alunos para participarem, e prestar atenção na faixa etária, normalmente é de 12-15 anos;
c – Procurar saber quais os temas a serem apresentados, escolher um, estudar muito e fazê-lo;
d – Apresentar seu trabalho na Escola e torcer muito para o seu ser escolhido como o Melhor;
e – Caso você seja o vencedor do melhor trabalho apresentado, você participará de outro processo representando a sua Escola na I Conferencia Regional Infanto-Juvenil Pelo Meio Ambiente. Nesse processo, estão envolvidas várias escolas, tanto a nível estadual como municipal. Um local será escolhido para a apresentação dos trabalhos, lá os alunos deverão apresentar seus respectivos trabalhos. Será feita uma votação no final para eleger os melhores trabalhos e as melhores apresentações.
f – Os alunos selecionados na I CRIJMA participarão da II Conferência Estadual Infanto-Juvenil Pelo Meio Ambiente com alunos de outras localidades do Estado. Já nesse processo, serão selecionados apenas 23 a 27 melhores trabalhos e apresentações. Os alunos selecionados participarão da III Conferencia Nacional Infanto-Juvenil Pelo Meio Ambiente em Brasília, representando o seu Estado.
g – Na III CNIJMA, os Delegados irão participar de oficinas, palestras, conhecer pessoas de outros Estados do Brasil e fazer grandes contatos.
Quem chega até o final de todo esse processo, ganha o certificado como Delegado Nacional pelo Meio Ambiente. E acima de tudo, muito conhecimento. Lembrando que o aluno participante receberá todos os certificados de participação.
7 – Diário do Verde: O que mais lhe chamou atenção como palestrante e oficineiro? E no trabalho em comunidades?
Daniel: Bom, como palestrante e oficineiro, o que mais me chama atenção é o público, que está cada vez mais atento e com uma visão mais crítica. E nos trabalhos em comunidades, o que me chama muita atenção é o pensamento de pessoas que são carentes mais que mesmo assim, pensam em ajudar as outros.
8 – Diário do Verde: Paralelamente ao blog Nosso Meio Ambiente, você desenvolve o projeto “Pará Sempre Grande”, um perfil no Twitter onde protesta e pede que pessoas se unam contra a divisão do Pará: @PASempreGrande. Por quê o amigo paraense é contra a repartição do estado? As mídias sociais são um canal eficiente para protesto e reunião de ideias?
Daniel: Com a divisão do Pará para a criação dos outros novos estados haverá desmatamento, por que cada estado vai querer crescer a qualquer custo, “essa divisão não passa de interesses políticos”, de pessoas que não querem o nosso bem e sim os nossos bens, quem quer dividir não quer unir, por isso somos contra a divisão do nosso estado. E hoje a Mídia tem um papel muito importante em unir pessoas de vários lugares, com vários pensamentos, com isso, acredito eu que é um ótimo meio de reunir e discutir os assuntos.
9 – Diário do Verde: Quais são os seus ícones, personalidades, referências ambientais nacionais e internacionais? Quais os assuntos que mais gosta na área eco-ambiental?
Daniel: A minha única referência sempre foi a Marina Silva. Em relação aos assuntos que mais gosto da área eco-ambiental, são eles: Engenharia do Clima, Sustentabilidade, Recursos Renováveis, Energia Renovável, Aterro Sanitário, etc.
10 – Diário do Verde: Para finalizar, gostaria que comentasse sobre a sua participação no VerDebate. Positiva, negativa…? Faça seus comentários =D
Daniel: Positiva claro! Afinal, é um grande prazer poder ser o primeiro a estrear o VerDebate, e espero que seja um sucesso. Saudações Ambientais a Todos!!! – Daniel Mescouto.
Não esqueça de deixar seu comentário e sua opinião, querido leitor, e enviar sugestões para as próximas edições. E-mail: verdebate@diariodoverde.com.
One Comment
Pingback: VerDebate: Descobrir a Cidade #2 | Diário do Verde