>
Projeto do Rio de Janeiro que visa preservação da Mata Atlântica divide opiniões
O Projeto é polêmico: Protejer as florestas. Mas como fazer algo assim pode ser considerado polêmico? Nesse caso é polêmico pois envolve milhares de moradores de favela do Rio de Janeiro. O Governo do Rio quer construir um muro de aproximadamente 3 metros de altura nas encostas da favela para evitar que as favelas avancem mais em direção as florestas, evitando assim o desmatamento na mata.
O único problema é que, para isso, os moradores das favelas terão que morar num “ninho de passáro”, literalmente. As pessoas, sem dúvida nenhuma não gostaram dá ideia. Aliás, quem que vai gostar? Deve sim, se preservar a floresta, mas não ao ponto de trancafiar e limitar, o que provoca mau estar nas pessoas. O que se deve fazer é investir em campanhas de conscientização.
Parece que o governo não sabe, mas o muro não impedirá que se destrua a floresta. Se alguém jogar algo inflamável ou literalmente ir lá e pegar um machado, acender um fósforo, a floresta irá se acabar do mesmo jeito. Querem separar as florestas, que separem, mas então que dê moradia para esse povo tão sofrido que vive em condições, muitas vezes, desumanas.