Site oficial: http://www.un.org/en/events/iyof2011
Contribuíram para este artigo: Luisa Haddad, Sandro Menezes e Vitor Casadei (autores do Diário do Verde).
A fim de sensibilizar a gestão, conservação e desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas, a Assembleia Geral da ONU declarou 2011 como o Ano Internacional das Florestas (AIF). 31% da área total da Terra é coberta por florestas (desse valor, as florestas primárias representam 36%).
Imprescindíveis à vida do planeta, de acordo com o PNUMA, organismo internacional da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente, as florestas são o lar de 80% da biodiversidade terrestre (ambiente); geraram 327 bilhões de dólares em 2004 com o comércio de produtos florestais – 30% das florestas são utilizadas para a produção de madeira e produtos não-madeireiros (economia) e estão ligadas diretamente á sobrevivência de mais de 1,6 bilhão de pessoas, ou 22,85% da população mundial (social). Evidencia-se aqui, a ideia de sustentabilidade. Os valores expressivos representam apenas uma amostra da importância das florestas para a sociedade e o planeta.
Os serviços prestados gratuitamente por elas são incontáveis, vão desde os mais simples – disponibilidade e qualidade da água, impedimento de enchentes, erosão e assoreamento dos rios; até os mais complexos – controle do clima, afugentação de pragas e variabilidade genética. Integrados e em ação, consolidam-se um poderoso instrumento a serviço do homem e da natureza. Manter um equilíbrio é essencial para a utilização dos mesmos.
Um ponto interessante a sobressair, portanto, é a questão dos impactos florestais: fragmentação das matas, efeito de borda, biopirataria e tráfego de animais, só para citar alguns exemplos. Problemas sérios, que precisam ser combatidos com maior rigor. Uma vez o equilíbrio rompido, dificilmente será restituído. As florestas devem ser interpretadas como fornecedoras de recursos, e não como propriedade exclusiva do ser humano. É necessário o uso saudável de seus recursos.
Na busca por uma conscientização acessível, impactante e inclusiva, o SambaClub lançou recentemente uma nova linha de camisetas, voltada para as comemorações do Ano Internacional das Florestas. Aproveite para adquirir a sua, levar para onde for e espalhar a mensagem de que floresta é para ser respeitada e acima de tudo, valorizada. Ainda mais no Brasil verde, amarelo e azul, anil, 2° maior país em área verde do mundo!!!
Artigo criado especialmente para o SambaClub.
Publicado, com adaptações, neste link.