Foto enviada por Gabriel Sangioratto
Nesta semana recebi a foto desse joão-de-barro (Furnarius rufus), enviada pelo amigo Gabriel Sangioratto.
O Gabriel havia comentado, dias antes, sobre esse pássaro que sempre canta perto da casa dele e que ele acha engraçado, mas que ele não sabia o nome.
Quando o Gabriel disse que o canto parecia uma “risadinha”, fiquei curioso. Mas no momento não imaginei o joão-de-barro.
Quando ele disse que era um pouco maior que o bem-te-vi, mas que era marrom, pensei em alguma espécie de sabiá. Os sabiás tem sido bastante frequentes nas cidades!
Mas o Gabriel tem toda razão: o joão-de-barro também se adaptou bem nas praças e parques das grandes cidades e seu canto parece uma risada.
Conhecido pelo seu ninho fechado e de barro em formato de forno, o joão-de-barro passa grande parte do tempo no solo, caçando pequenos insetos, larvas e aranhas que lhe servem de alimento.
A existência de jardins e outras áreas verdes nas grandes cidades é muito importante para essa ave que, além de precisar se alimentar como as outras, visita o solo também em busca de material para construir seu ninho de barro.
Outra curiosidade é que, depois de abandonados, os ninhos de joão-de-barro são usados por outras aves. Isso é bastante comum na natureza, onde é importante saber aproveitar o máximo possível dos recursos que existem. Fica a dica para a gente!
Gostei do espírito de investigação do Gabriel em querer saber que ave era essa. Parabéns, Gabriel, pelo seu carinho pelo verde e por saber apreciar a natureza em seus detalhes!
Parabéns também por suas palavras escritas no facebook, depois de compartilhar a foto comigo: