• Busca

  • Tipos de Vegetação no Mundo

  • Vegetação no MundoImagem Ilustrativa – Portal Brasil

    Os Principais


    Desertos
    Localização: os principais desertos do mundo são os do Saara (África), da Arábia, de Gobi (Ásia Oriental), da Austrália, do Atacama (América do Sul) e do Arizona (América do Norte).
    Características: regiões áridas têm índices pluviométricos abaixo de 250 mm ao ano e semiáridas, menos de 500 mm. Podem ser de dunas de areia, rochosos ou mistos. Possuem poucas espécies animais ou vegetais. Os desertos quentes registram grandes contrastes de temperatura entre o dia e a noite e ficam em regiões tropicais. Os frios localizam-se em altas latitudes e têm temperaturas com menos variações.

    Estepe|Campo|Pampas|Pradaria
    Localização: região central da América do Norte, centro-sul da América do Sul, Ásia Central, leste da Austrália e sul da África.
    Características: típica de áreas de clima temperado continental, é um tipo de vegetação pobre, constituído basicamente de gramíneas. Recebe nomes diferentes nas regiões nas quais aparece: pampas, na Argentina; campos, no Brasil; pradaria, nos EUA e Canadá; estepe no resto do mundo.

    Floresta de coníferas
    Localização: norte da América do Norte, da Europa e da Ásia.
    Características: natural de áreas de alta latitude, nas quais prevalece o clima continental frio e polar, com temperaturas baixas, inverno longo e verão curto. As árvores têm folhas em forma de agulha (aciculifoliadas) para não acumular neve. Entre as poucas espécies, estão o pinheiro e o abeto. As florestas próximas à tundra são chamadas de taiga.

    Floresta temperada
    Localização: leste dos Estados Unidos, Europa, leste de Ásia, sudeste da Austrália e Nova Zelândia.
    Características: típica das latitudes médias, possui espécies decíduas, ou seja, que perdem suas folhas no inverno para suportar a baixa temperatura e reter os líquidos. É uma floresta com árvores espaçadas, solo recoberto por gramíneas e poucas espécies, com destaque para carvalhos, bordos e faias.

    Floresta tropical
    Localização: maior parte da América do Sul, América Central, zona equatorial da África, Subcontinente Indiano e Sudeste Asiático.
    Características: desenvolve-se nas baixas latitudes, em regiões quentes e úmidas. Plantas com folhas perenes e largas (latifoliadas), que absorvem mais energia solar. Com solos geralmente pobres, retira seus nutrientes do húmus, formado pela decomposição de galhos, troncos e folhas.

    Savana/cerrado
    Localização: centro da América do Sul, norte da América Central, região central da África e áreas da Austrália.
    Características: presente em baixas latitudes, tem suas áreas mais úmidas formadas por plantas rasteiras e pequenas árvores. Nas regiões mais secas, predomina a vegetação espinhosa.

    Tundra
    Localização: extremo norte da América do Norte, da Europa e da Ásia.
    Características: formada por musgos e espécies herbáceas, que aparecem nos solos das regiões frias nos poucos meses de degelo.

    Vegetação de montanha
    Localização: encostas dos Andes, dos Alpes, das Montanhas Rochosas, do Himalaia e de outros maciços montanhosos.
    Características: nos planaltos mais elevados, a vegetação é escassa. Sobrevivem apenas ervas e arbustos resistentes à hostilidade do clima.

    Vegetação mediterrânea
    Localização: sul da Europa, Ásia Menor, norte da África, Austrália, Califórnia e Chile.
    Características: a vegetação típica são maqui e o chaparral, formado por árvores pequenas, como oliveiras e sobreiros, e moitas e arbustos, como murtas e urzes.

    Fonte: The Times Concise Atlas of the World / Almanaque Abril 2011.

    Antonio Gabriel Cerqueira Gonçalves

    Antonio Gabriel Cerqueira Gonçalves

    facebooktwittergoogle pluslinkedin

    Técnico nas áreas de Administração, Qualidade e Meio Ambiente e licenciando em Geografia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Idealizador e Editor-Chefe do blog ambiental Diário do Verde.


  •  

  • Compartilhe:

  •  

  • Leia também:

  •  

Deixe uma resposta