Sabe que dia é hoje? Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia da Ecologia.
O típico 5 de Junho onde a sociedade fica-se questionando aos berros o que de fato, temos para se orgulhar, ver o que já se consumou e discute ainda, o que poderemos esperar do futuro. Deixando de lado as observações recorrentes, que muito pouco servem pra alguma coisa, direcionemos para o “eu”.
Queremos um meio ambiente perfeito, uma ecologia melodiosa, com efeito, resmungamos, criticamos, xingamos o governo e descontamos a culpa nos outros. Mas o principal, acabamos por muitas vezes, cometendo o pecado de se esquecer: nós mesmos! É a gente que tem o maior poder de transformação.
Ficar com os braços cruzados esperando as coisas acontecerem por parte dos outros, para não dizer “caírem do céu”, é a pior coisa. Não que ninguém tenha a capacidade de fazer algo, mas é uma questão de pura inteligência: o nosso próximo só muda se quiser mudar, e geralmente isso acontece quando ele vê um exemplo. Já “eu” mudo sem maiores dificuldades, temos a autoridade sobre nossas vidas. Não saia por aí pensando que ser amigo da natureza é plantar uma árvore e fica tudo por isso mesmo. Ou ficar aos cantos anunciando: preserve, preserve, preserve, seja eco! É muito além disso: é atitude, é consciência, é uma verdadeira renovação do ser.
Comece a se questionar sobre as suas ações, o que você faz, o que deixa de fazer – por comodismo, talvez. Reflita, dedique-se a aprender e valorizar a sua casa. Por mais que queiramos negar, ou por não encontrarmos respostas mesmo – guiados pelas desilusões fartas deste mundão sem razões, estamos integrados ao verde do Planeta. O ambiente é resultado da soma de nossas mãos, do nosso trabalho. A ecologia, também.
Sejamos multiplicadores da esperança: todos nós precisamos dar o primeiro passo, rever os valores e persistir em nossos objetivos. Seguir em frente, como diria Walt Disney. O resto, o tempo ajuda.